Obama se reúne com Wen Jiabao após transição política na China
Primeiro-ministro transmitiu ao presidente norte-americano saudação do "recém eleito" líder da China, Xi Jinping
Internacional|Do R7

O presidente norte-americano, Barack Obama, se reuniu com o primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, nesta terça-feira (20), no primeiro encontro entre autoridades dos dois países desde as eleições americanas e a transferência de poder na China.
Wen e Obama conversaram à margem da conferência da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) no Camboja, em um momento de tensão pelas disputas territoriais marítimas na região, que afetam as relações entre Washington e Pequim.
Os dois governantes posaram para fotos, mas não responderam às perguntas dos jornalistas sobre as disputas no Mar da China Meridional.
China investiu mais na Europa em 2011 que o contrário
Congresso confirma "pequeno príncipe" como novo líder da China
Obama afirmou que, como as duas maiores economias do mundo, China e Estados Unidos têm a "responsabilidade especial" de trabalhar juntos para garantir um crescimento sustentável e equilibrado, além de estabelecer "regras claras" no setor comercial.
Wen felicitou Obama pela reeleição e transmitiu a saudação daquele que chamou de "recém eleito" líder da China, Xi Jinping.
Xi foi eleito como líder do Partido Comunista Chinês e deve substituir Hu Jintao como presidente do país em março de 2013.
Nesta terça-feira, a China anunciou que os Estados Unidos superaram a União Europeia como primeiro destino de suas exportações, em consequência da recessão na Eurozona.
Em terceiro lugar aparecem os países da ASEAN, enquanto o Japão caiu para o quarto lugar.
O governo não divulgou números nesta terça-feira, mas segundo a Alfândega, as exportações da China para os Estados Unidos aumentaram a 289,3 bilhões de dólares entre janeiro e outubro, enquanto para a União Europeia chegaram a 276,8 bilhões no mesmo período.














