Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

ONU diz que referendos na Ucrânia 'não podem ser considerados expressão de vontade popular'

Segundo os primeiros resultados das consultas, mais de 98% dos votantes apoiaram a incorporação de Donetsk e Lugansk à Rússia

Internacional|Do R7, com informações da EFE

Mais de 98% dos votantes apoiaram a incorporação de Donetsk e Lugansk à Rússia
Mais de 98% dos votantes apoiaram a incorporação de Donetsk e Lugansk à Rússia Mais de 98% dos votantes apoiaram a incorporação de Donetsk e Lugansk à Rússia

A ONU (Organização das Nações Unidas) opinou nesta terça-feira (27) sobre os referendos realizados nos últimos cinco dias em várias partes da Ucrânia para que os habitantes votem em uma eventual anexação à Rússia. Para a organização, os resultados "não podem ser considerados uma expressão genuína de vontade popular".

"Não podem ser considerados legais segundo o direito internacional", afirmou a subsecretária-geral da ONU, Rosemary DiCarlo, no Conselho de Segurança.

Segundo os primeiros resultados das consultas, mais de 98% dos votantes apoiaram a incorporação das autoproclamadas repúblicas populares de Donetsk e Lugansk à Rússia.

Apesar de o resultado ser condenado por Kiev, é possível que o presidente russo, Vladimir Putin, o formalize nos próximos dias. 

Publicidade

Leia também

As potências ocidentais já anunciaram que não reconhecerão os resultados e ameaçaram o Kremlin com uma nova rodada de sanções, como aconteceu com a anexação da península ucraniana da Crimeia, em 2014.

Além disso, a votação ocorreu sem um cessar-fogo, de modo que os combates continuaram entre o Exército ucraniano, as tropas russas e as milícias separatistas aliadas.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.