ONU faz apelo para que Venezuela evite abusos contra colombianos deportados
Internacional|Do R7
Por Anastasia Moloney
BOGOTÁ (Thomson Reuters Foundation) - A Organização das Nações Unidas (ONU) fez um apelo à Venezuela nesta segunda-feira para que evite os abusos dos direitos humanos de colombianos que estão sendo deportados do país, incluindo a separação de crianças de seus pais, em meio a uma crise fronteiriça entre os dois países vizinhos.
A Venezuela fechou vários cruzamentos de fronteiras e deportou quase 1.500 colombianos no mês passado no que afirma ser uma repressão ao tráfico e ao crime na fronteira com a Colômbia.
Temendo a deportação, outros 15.255 colombianos fugiram para a Colômbia nas últimas semanas, muitos cruzando rios e pontes com seus pertences nas costas, segundo dados do governo colombiano.
"Estou perturbado com a recente deportação coletiva de mais de mil colombianos da Venezuela", disse Zeid Ra'ad al-Hussein, alto comissário da ONU para os Direitos Humanos, em seu discurso de abertura ao Conselho de Direitos Humanos da ONU em Genebra.
Ele disse que as deportações envolveram a violação de direitos como a falta do devido processo, a destruição de propriedade e a separação de crianças de seus pais.
"Faço um apelo para que as autoridades tomem medidas imediatas para garantir a reunificação de famílias e evitar novos abusos de colombianos", disse.