Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Oposição exige do Governo venezuelano a "verdade" sobre Hugo Chávez

Para secretário-executivo do partido rival, governo tem obrigação de informar população sobre verdade

Internacional|Do R7

Aveledo: governo tem obrigação de informar população sobre Chávez
Aveledo: governo tem obrigação de informar população sobre Chávez

Caracas — A oposição venezuelana exigiu nesta quarta-feira (2) do Governo do país a "verdade" sobre o estado de saúde do presidente do país, Hugo Chávez, que permanece hospitalizado em Cuba após ter sido operado no dia 11 de dezembro devido a reaparição de um câncer.

— O Governo tem a obrigação de informar o país com toda a verdade. Esse é seu compromisso, é sua promessa, afirmou o secretário-executivo da Mesa da Unidade Democrática, Ramón Guillermo Aveledo, em entrevista coletiva.

LEIA MAIS: Evo Morales afirma que situação do amigo Chávez é "muito preocupante"

A declaração de Aveledo foi uma referência ao pronunciamento do vice-presidente, Nicolás Maduro, que em entrevista ao canal estatal "Telesur" afirmou que Chávez pediu que o povo fosse informado "sempre com a verdade, por mais dura que fosse".


— Nossa exigência de que se diga a verdade é elementar e se deve ao fato de que quando o doente é um chefe de Estado que acaba de ser reeleito para um novo mandato há implicações que afetam toda a nação.

Aveledo acrescentou ainda que entende a situação dos familiares, amigos e partidários do governante.


— Exigimos que se diga a verdade ao país, reiterou.

Chávez, de 58 anos, foi operado pela quarta vez em função de um câncer. O líder deverá assumir em 10 de janeiro um novo mandato de seis anos como presidente da Venezuela, após ganhar as eleições de 7 de outubro, nas quais derrotou o opositor Henrique Capriles. Aveledo exigiu que o governo explique "objetiva e fidedignamente a situação da saúde do presidente" e disse que a informação oficial "continua sendo insuficiente" pois "omite dados fundamentais".


O dirigente opositor afirmou ainda que "dizer a verdade para todo o país é um dever de respeito aos venezuelanos e de transparência democrática". Aveledo disse que o "secretismo é a fonte dos rumores que aumentam a incerteza e causam angústia", em alusão às versões que circulam pelas redes sociais.

— Os venezuelanos necessitam ter a certeza de que não têm um Estado paralisado, que seu governo não é impotente ou incapaz, que seus representantes sabem o que está se passando. Porque a Venezuela não é uma só pessoa. Venezuela somos todos

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.