Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Opositor crítico à ofensiva na Ucrânia é preso na Rússia

Vladimir Kara-Murza foi detido por agentes próximo a sua casa; Justiça russa não divulgou motivo para detenção

Internacional|

Vladimir Kara-Murza em aparição pública, em março, na Lituânia
Vladimir Kara-Murza em aparição pública, em março, na Lituânia Vladimir Kara-Murza em aparição pública, em março, na Lituânia

Um dos principais opositores do Kremlin que ainda vivem na Rússia, Vladimir Kara-Murza foi preso nesta segunda-feira (11) perto de sua residência, de acordo com seu advogado, Vadim Projorov.

Os motivos da detenção não foram informados até o momento e as autoridades não fizeram nenhuma declaração, mas Kara-Murza criticou recentemente em várias oportunidades a intervenção militar de Moscou na Ucrânia.

A Rússia reforçou seu arsenal legislativo para fazer frente às críticas à operação militar. Publicar informação sobre o Exército considerada falsa pelo governo pode valer uma pena de até 15 anos de prisão.

Além disso, multiplicaram-se as detenções de manifestantes e os fechamentos de ONGs, meios independentes e o bloqueio de redes sociais.

Publicidade

Kara-Murza, de 40 anos, é um ex-jornalista próximo ao opositor Boris Nemtsov, assassinado nos arredores do Kremlin em 2015, e a Mikhail Khodorkovsky, um oligarca que se tornou crítico de Vladimir Putin.

O opositor afirma ter sido envenenado em duas ocasiões por suas atividades políticas, em 2015 e em 2017.

Publicidade

Apesar de tudo, ele continua a viver na Rússia, enquanto muitas figuras da oposição foram para o exílio, especialmente após o envenenamento no ano passado de Alexei Navalny, a besta negra do Kremlin.

" gallery_id="621fce65c012ad204a00044d" url_iframe_gallery="noticias.r7.com/internacional/opositor-critico-a-ofensiva-na-ucrania-e-preso-na-russia-27062022"]

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.