Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Otan vigiará Mar Egeu em operação contra tráfico de pessoas

Acordo foi assinado entre órgão, Alemanha, Grécia e Turquia

Internacional|Da Ansa

A Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) enviará um grupo naval para ajudar no monitoramento de imigrantes no Mar Egeu, anunciou a entidade nesta quinta-feira (11). O foco da missão será a luta contra o tráfico de pessoas e a consequente prisão dos traficantes.

"A Otan está neste momento redirecionando um grupo naval para o Egeu, sem demora, para iniciar a vigilância das atividades marítimas", disse Jens Stoltenberg, secretário-geral do órgão.

O pedido para que a Otan participasse efetivamente da crise imigratória que atinge o continente europeu foi feito pela Alemanha, Grécia e Turquia — os mais afetados pela chegada dos novos imigrantes.

Tráfico humano para Europa e EUA gera cerca de R$ 15 bilhões ao ano, diz ONU

Publicidade

Dia Mundial contra o Tráfico de Pessoas: ONU estima que 75% das vítimas em todo o mundo sejam mulheres

Enquanto os alemães receberam mais de um milhão de solicitações de asilo nos últimos anos, os turcos abrigam mais de dois milhões de refugiados sírios. Já a Grécia foi a porta de entrada para mais de 800 mil pessoas só no ano de 2015.

Publicidade

O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Ashton Carter, confirmou a missão e disse que os líderes europeus "destacaram a importância de agirmos rapidamente" porque "vidas estão em jogo". Os EUA liderarão a ação no Mar Egeu.

De acordo com os dados da OIM (Organização Internacional para as Migrações), já são mais de 76 mil pessoas que chegaram à Europa pelo Mar Mediterrâneo entre o dia 1º de janeiro e o dia 9 de fevereiro. Destes, 70,3 mil desembarcaram nas ilhas gregas — os outros foram para a Itália. Ao todo, já morreram ou desapareceram 409 pessoas em naufrágios neste período.

Publicidade

Os números do órgão mostram ainda que 1.011.712 imigrantes se arriscaram em travessias marítimas para fugir das guerras e dos conflitos regionais do Oriente Médio e do norte da África.

Conheça o R7 Play e assista a todos os programas da Record na íntegra!

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.