Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Parlamento da Coreia do Sul avança para impeachment da presidente

Congresso deve votar nesta sexta-feira (9) fim do mandato de Park Geun-hye

Internacional|

Presidente sul-coreana Park Geun-hye é o foco da maior crise política do país
Presidente sul-coreana Park Geun-hye é o foco da maior crise política do país Presidente sul-coreana Park Geun-hye é o foco da maior crise política do país

O Parlamento da Coreia do Sul apresentou um projeto de lei nesta quinta-feira (8) para o impeachment da presidente Park Geun-hye, preparando o terreno para uma votação histórica para derrubar a líder envolvida em um escândalo de tráfico de influências.

O Parlamento deve votar o impeachment na sexta-feira, embora a Corte Constitucional ainda precise decidir se mantém a moção, em um processo que pode levar até 180 dias.

Partidos da oposição disseram acreditar que conseguirão a maioria de dois terços necessária para aprovar o impedimento, com apoio de cerca de 30 membros do partido conservador Saenuri, de Park, para assegurar os 200 votos necessários.

Oposição da Coreia do Sul rejeita renúncia da presidente e insiste em impeachment

Publicidade

Milhares marcham na Coreia do Sul pedindo saída da presidente

Park, de 64 anos, disse nesta semana que irá aguardar a decisão do tribunal, destacando que a crise política no país, que já dura seis semanas, deve continuar.

Publicidade

A presidente é filha de um ex-líder militar e sofre intensa pressão para renunciar imediatamente, com grandes multidões tomando as ruas da capital, Seul, todos os sábados em manifestações pela saída.

O índice de aprovação da presidente atingiu uma mínima recorde de 4 %. Uma pesquisa da Realmeter divulgada nesta quinta-feira indica que 78,2% dos entrevistados querem o impeachment de Park.

Publicidade

Park é acusada de conspirar com uma amiga e um ex-assessor para pressionar grandes empresas a doarem para duas fundações criadas para apoiar suas iniciativas políticas.

Ela nega qualquer ato irregular, mas pediu desculpas pelo descuido em seus laços com a amiga Choi Soon-sil.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.