Parlamento ucraniano aprova novo governo pró-União Europeia
Governo quer introduzir reformas políticas e econômicas exigidas por UE, EUA e FMI
Internacional|Do R7
A Rada Suprema (parlamento) da Ucrânia aprovou nesta terça-feira (2) a composição do novo governo do país, que inclui membros dos cinco partidos da coalizão pró-União Europeia e três ministros de origem estrangeira.
Os ministros das Relações Exteriores, Pavel Klimkin, e Defesa, Stepan Poltorak, foram confirmados em seus cargos a pedido do Bloco Petro Poroshenko, partido ganhador das eleições legislativas de outubro.
Além disso, o governo inclui o lituano Aivaras Abromavicius como ministro da Economia; a americana de origem ucraniana Natalia Yaresko como titular da pasta de Finanças, e o georgiano Aleksandr Kvitashvili à frente do Ministério da Saúde.
Novo primeiro-ministro é designado na Ucrânia
Holandeses terminam recuperação de destroços de avião na Ucrânia
Em um gesto muito criticado pela oposição, Poroshenko concedeu hoje cidadania ucraniana por procedimento de urgência a esses três ministros horas antes da votação parlamentar.
Também foi confirmado no novo governo, como ministro do Interior, Arsen Avakov, um dos artífices da mobilização de voluntários civis na guerra contra as milícias pró-Rússia nas regiões de Donetsk e Lugansk.
Um dos principais objetivos do governo é emendar a Constituição a fim de introduzir as reformas políticas e econômicas exigidas por União Europeia, Estados Unidos e Fundo Monetário Internacional.