Pesquisa revela que 52% dos palestinos apoiam retomada do processo de paz com Israel
Acordo feito na semana passada interrompeu o conflito iniciado no dia 8 de julho
Internacional|Do R7
Uma pesquisa realizada pelo Centro Palestino de Opinião Pública Beit-Sahour apontou que mais da metade dos palestinos, 52%, é favorável à retomada do processo de paz com Israel. Ao todo, mil palestinos foram ouvidos pelos pesquisadores, de acordo com o jornal The Jerusalem Post.
Na semana passada, Israel e militantes palestinos na faixa de Gaza chegaram a um acordo de cessar-fogo, interrompendo o conflito iniciado no dia 8 de julho deste ano.
O acordo foi feito com a mediação do Egito, mas ainda há divergências sobre o que ficou acertado, como informou uma matéria da BBC Brasil.
Menino que foi obrigado a lutar pelo Estado Islâmico conta suas lembranças e medos
Governo líbio diz ter perdido o controle da maioria dos ministérios na capital
Segundo representantes de facções palestinas, restrições à travessia de pessoas de Gaza para Israel seriam aliviadas, e ajuda humanitária e materiais para reconstrução receberiam permissão para entrar no território. Limites à pesca também seriam relaxados.
Discussões sobre outras questões, como a exigência do Hamas para a construção de um terminal aéreo e um marítimo seriam adiadas por um mês, segundo eles.
Mas uma autoridade israelense disse que, apesar de Israel ter aceitado a proposta mediada pelo Egito, o acordo não inclui a questão de porto, aeroporto ou a libertação de prisioneiros palestinos mantidos por Israel.
A autoridade disse que ambos os lados discutiriam suas exigências por meio de mediação egípcia em um mês.
A fórmula do cessar-fogo é similar ao acordo que encerrou o conflito entre Israel e Hamas em 2012 — mas, após um período de relativa tranquilidade com a trégua, a violência teve reinício.