Polícia canadense apreende uma tonelada de cocaína camuflada em blocos de cimento
Volume proveniente da Argentina tem valor estimado em US$ 200 milhões
Internacional|Do R7

A polícia do Canadá apreendeu uma tonelada de cocaína proveniente da Argentina na última segunda-feira (28). O volume estava escondido em blocos de cimento e tem valor estimado em 200 milhões de dólares (R$ 633 milhões). As informações são do jornal argentino Clarín.
A polícia canadense já considera esta uma das maiores quentidades de droga apreendidas na história do país. Os 1.062 kg de entorpecente foram transportados por via marítima até o porto de Montreal e seriam distribuídos na província de Ontario.
Os policiais fizeram as apreensões em diversos pontos: 162 kg foram encontrados em um veículo em Toronto durante um controle rotineiro de tráfico; 230 kg foram descobertos em um armazém; 396 kg estavam em contêineres do porto de Montreal e 291 kg foram apreendidos nas redondezas de Toronto.
As autoridades chegaram até a droga por meio de denúncias, já que os cães farejadores não conseguem detectar substâncias escondidas dentro de blocos de cimento. Cada um dos blocos continha de 1 kg até 6 kg de cocaína. Três suspeitos foram detidos por ligação com o tráfico, sendo dois canadenses e um costa-riquenho que vivem em Toronto.
Segundo o subdiretor da Polícia Provincial de Ontario, Rick Barnum, ainda que a droga tenha vindo da Argentina, "há claramente conexões com o México e os cartéis mexicanos". Dois meses atrás, um carregamento de 372 kg de cocaína oculto em bobinas de aço foi apreendido no porto canadense de Montreal. A droga chegou do México e teria sido enviada por uma quadrilha mexicana já investigada por praticar tráfico na cidade argentina de Bahía Blanca e na província de Mendoza.
Leia mais:
Míssil norte-coreano lançado contra o Japão cai no Pacífico e aumenta tensões na região
Única sobrevivente da família, garota de quatro anos luta pela própria vida após bombardeio no Iêmen








