Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Premiê canadense responsabiliza Putin por crimes de guerra na Ucrânia

Justin Trudeau diz que ataques contra infraestruturas civis, como hospitais e estações de trem, são exemplos de violações graves

Internacional|

Justin Trudeau (no telão) em evento de suporte para a Ucrânia
Justin Trudeau (no telão) em evento de suporte para a Ucrânia Justin Trudeau (no telão) em evento de suporte para a Ucrânia

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, declarou nesta quarta-feira (13) que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, é responsável por crimes de guerra na Ucrânia e que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, está correto ao chamar as ações da Rússia de genocídio.

Durante uma entrevista coletiva, Trudeau afirmou que os ataques russos a civis, hospitais, estações ferroviárias e os relatos de estupros sofridos por mulheres e meninas ucranianas são "crimes de guerra pelos quais Putin é responsável".

O primeiro-ministro canadense acrescentou que, embora existam processos concretos para determinar o que é genocídio, ele concorda em usar o termo para se referir às ações russas na Ucrânia e "ao que Vladimir Putin fez".

Na terça-feira (12), Biden declarou que Putin está cometendo "genocídio" na Ucrânia, justificando suas palavras com o argumento de que acredita que o presidente russo está tentando apagar a identidade ucraniana.

Publicidade

No dia 29 de março, o Canadá anunciou que enviará uma equipe de policiais ao TPI (Tribunal Penal Internacional, com sede em Haia, na Holanda, para investigar supostos crimes de guerra, genocídio e crimes contra a humanidade que as tropas russas possam ter cometido na Ucrânia.

Trudeau se referiu à presença dos agentes canadenses como um sinal de que Ottawa está agindo para responsabilizar a Rússia e Putin por seus crimes.

" gallery_id="621fce65c012ad204a00044d" url_iframe_gallery="noticias.r7.com/internacional/premie-canadense-responsabiliza-putin-por-crimes-de-guerra-na-ucrania-28062022"]

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.