Presidente da Argentina retoma atividades e agradece preocupação
Internacional|Do R7
BUENOS AIRES, 18 Nov (Reuters) - A presidente da Argentina, Cristina Kirchner, reapareceu publicamente nesta segunda-feira, em vídeo gravado, em seu primeiro dia de atividades oficiais depois de mais de um mês se recuperando de uma cirurgia para drenar um hematoma cerebral.
"Quero agradecer a todos pela preocupação (com minha saúde)", disse a mandatária com gestos descontraídos e vestindo uma blusa branca, deixando sua tradicional vestimenta preta que usava desde a morte de seu marido e antecessor, Néstor Kirchner, em outubro de 2010.
"Olá, depois de tantos dias estamos novamente em contato", disse a mandatária em um vídeo de quase sete minutos, no qual mostrou alguns presentes recebidos.
Cristina trabalhava na residência presidencial, onde receberia o secretário-geral da Presidência, Oscar Parrilli, o chefe de gabinete, Juan Manuel Abal Medina, e o vice-presidente, Amado Boudou, informou uma nota oficial.
A presidente argentina recebeu alta médica na semana passada, quando foi anunciado que ela retomaria as atividades nesta segunda-feira.
De acordo com os médicos que cuidaram da presidente, Cristina não poderá realizar viagens aéreas por ao menos 30 dias e em 9 de dezembro será submetida a um novo exame para analisar sua evolução.
A cirurgia no cérebro obrigou Cristina a abandonar a campanha a 20 dias das eleições legislativas na Argentina, nas quais o governo sofreu uma dura derrota. As eleições ocorreram em 27 de outubro.
Agentes políticos e econômicos aguardavam com expectativa a retomada das atividades oficiais da presidente, num país em que as decisões são centralizadas.
(Reportagem de Guido Nejamkis)














