Presidente da Comissão Europeia pede união a partidos pró-UE
Partidos eurocéticos e de extrema direita tiveram avanço significativo nas eleições europeias
Internacional|Do R7
O presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, pediu aos partidos pró-Europa que se unam, diante do avanço significativo dos partidos antieuropeus e de extrema direita nas eleições do bloco.
Barroso considerou "muito importante" que as forças políticas "representadas na Comissão" — ou seja, conservadores, socialistas e liberais — "tenham ganhado novamente".
"Elas são, com efeito, as que têm a mais importante representação no novo Parlamento europeu", completou, em um comunicado, acrescentando que "os resultados mostram que uma maioria muito sólida e que funcione é possível".
Essas três forças "não estão de acordo sobre cada detalhe, mas elas compartilham um consenso fundamental por uma Europa que deveria agora ser reforçada", insistiu.
"Mantermo-nos juntos como europeus é indispensável para que a Europa possa dar forma a uma ordem global, na qual possamos defender nossos valores e interesses", frisou.
"Chegou a hora de se reunir e de definir o futuro da União", garantiu o presidente da Comissão.
Ele disse estar "confiante no fato de que a esmagadora maioria dos membros do Parlamento europeu vai realçar esse desafio e aproveitar a oportunidade de trazer benefícios tangíveis aos cidadãos europeus".
Evocando a "transição" que está por vir, sem se referir explicitamente à indicação de seu sucessor na Comissão, Durão Barroso também disse "esperar que os resultados dessa eleição sejam respeitados nas decisões que serão tomadas" pelos chefes de Estado e de Governo e pelo Parlamento europeu.