Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Presidente da Ucrânia faz apelo por apoio ao Parlamento Europeu

'Sem vocês, a Ucrânia estará sozinha', afirmou Zelenski, que foi aplaudido de pé ao fim do discurso exibido em vídeo

Internacional|Da EFE

Zelesnki foi recebido com uma longa salva de palmas na casa legislativa da União Europeia
Zelesnki foi recebido com uma longa salva de palmas na casa legislativa da União Europeia Zelesnki foi recebido com uma longa salva de palmas na casa legislativa da União Europeia

O presidente da Ucrânia, Volodmir Zelenski, afirmou nesta terça-feira (1), diante do Parlamento Europeu, que os ucranianos demonstraram que são "iguais" aos cidadãos do continente, e pediu que as instituições comunitárias garantam apoio em meio à invasão da Rússia ao país vizinho.

"Sem vocês, a Ucrânia estará sozinha. Demonstramos nossa força, demonstramos que somos iguais a vocês. Demonstrem que estão conosco, que não nos deixarão de lado", disse o chefe de Estado, por videoconferência, diante do plenário do Parlamento Europeu.

Zelenski foi aplaudido longamente, de pé, pelos membros da casa legislativa da UE (União Europeia), e vários deles usavam inúmeros ornamentos com as cores da bandeira ucraniana, o amarelo e o azul. A partir dos 22'50'' do vídeo do Parlamento abaixo, é possível assistir a este momento.

O Parlamento Europeu ainda recebeu hoje o embaixador da Ucrânia na UE, além de um grupo de cidadãos da antiga república soviética.

Publicidade

"A opção europeia da Ucrânia é a nossa opção, é para onde nos dirigimos. Quero ouvir de vocês em relação à Ucrânia, em relação aos cidadãos ucranianos, que a opção da Ucrânia para e em direção à Europa", disse Zelesnki.

O presidente afirmou estar satisfeito por ver "unidos todos os países da União Europeia", diante da perspectiva da Ucrânia de entrar no bloco no futuro, embora tenha lamentado que o preço a pagar por esse consenso tenha sido "milhares de pessoas mortas, duas revoluções, uma guerra e cinco dias de invasão total da Rússia".

Publicidade

"Estamos dando nossa vida pelos valores, pela liberdade que vocês têm. Estamos colocando na encruzilhada nossos melhores cidadãos, os mais fortes, os mais valorosos. Os ucranianos devem se sentir orgulhosos. Hoje, não somente vocês falaram desse orgulho, mas o viram", disse Zelenski.

O presidente da Ucrânia atacou o presidente da Rússia, Vladimir Putin, por seguir falando de uma "operação militar", quando estão "morrendo crianças" e dezenas de civis em ataques com mísseis de cruzeiro na manhã desta terça na cidade de Kharkiv.

"É a cidade com mais universidades no nosso país. Ali, a juventude é brilhante, inteligente. Nesta manhã, dois mísseis atingiram a Praça da Liberdade. Dezenas de pessoas morreram. Este é o preço a pagar pela liberdade, por nosso território", denunciou Zelenski.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.