Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Presidente da Ucrânia pede que mundo envie mais armas pesadas

Volodmir Zelenski fez comentário em discurso transmitido nesta quinta-feira (21) ao Parlamento de Portugal 

Internacional|Do R7, com informações da Reuters

Discurso de Volodmir Zelenski foi aplaudido por parlamentares portugueses
Discurso de Volodmir Zelenski foi aplaudido por parlamentares portugueses Discurso de Volodmir Zelenski foi aplaudido por parlamentares portugueses

O presidente ucraniano, Volodmir Zelenski, disse nesta quinta-feira (21) que seu país, devastado pela guerra, precisa de mais armas pesadas para se defender da invasão russa que ameaça sua própria sobrevivência, e pediu às nações ocidentais que imponham mais sanções.

Falando em vídeo ao Parlamento português, Zelenski acusou o exército russo de cometer muitas atrocidades na Ucrânia, inclusive na cidade portuária de Mariupol, e pediu a Portugal que apoie um embargo global ao petróleo russo.

O presidente da Ucrânia não forneceu provas concretas das atrocidades durante o discurso ao Parlamento.

A Rússia diz que foi forçada a lançar sua "operação militar especial" para desmilitarizar e "desnazificar" a Ucrânia e proteger os que falam russo no país de "genocídio" — argumentos denunciados por Kiev e pelo Ocidente como pretextos infundados para a guerra.

Publicidade

A ministra alemã das Relações Exteriores, Annalena Baerbock, afirmou nesta quinta-feira que o país está analisando o envio de munições adicionais e manutenção de equipamentos, que serão necessários para que armas pesadas da Alemanha possam ser usados pela Ucrânia.

Zelenski e o governo ucraniano continuam pedindo armas ao Ocidente para combater a ofensiva russa, que se iniciou em fevereiro deste ano. Países membros da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), como Estados Unidos, têm fornecido suporte bélico a Kiev.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.