Presidente deposto pede referendos em cada região da Ucrânia
Medida pode estabilizar política e preservar soberania e integridade do país, diz Yanukovich
Internacional|Do R7, com agências internacionais
O presidente deposto da Ucrânia, Viktor Yanukovich, pediu nesta sexta-feira (28) que cada uma das regiões do país realize um referendo sobre seu status "dentro da Ucrânia", disse a agência de notícias russa Itar-Tass.
"Como presidente que está com vocês com toda a minha alma e meus pensamentos, faço um apelo a todos os cidadãos sensíveis da Ucrânia: não cedam aos impostores! Exijam um referendo sobre o status de cada uma das regiões dentro da Ucrânia", disse Yanukovich, segundo a agência, em um pronunciamento ao povo da Ucrânia.
— Somente referendos em toda a Ucrânia, e não eleições antecipadas, podem estabilizar a situação política e preservar a soberania e a integridade da Ucrânia.
Quase 100 mil soldados russos são posicionados na fronteira ucraniana
PF admite demora na regularização de sírios refugiados
Yanukovich, que fugiu da Ucrânia em fevereiro e vive, segundo informações da imprensa, nos subúrbios de Moscou, fez as declarações depois que a Península da Crimeia aprovou, por ampla maioria em um referendo, sua anexação à Rússia.
Também pediu desligamento do Partido das Regiões, do qual era líder, e que deve definir no sábado (29) uma estratégia para a eleição presidencial de 25 de maio.
O partido reconheceu que deve passar por uma profunda reforma e pretende participar na eleição.