Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Presidente do Paraguai desiste de tentar reeleição

Horacio Cartes chamou desistência de "gesto de renúncia"

Internacional|Ansa

Manifestantes protestaram contra o atual presidente desde o anúncio de que ele poderia tentar se reeleger
Manifestantes protestaram contra o atual presidente desde o anúncio de que ele poderia tentar se reeleger Manifestantes protestaram contra o atual presidente desde o anúncio de que ele poderia tentar se reeleger

O presidente do Paraguai, Horacio Cartes, anunciou que não será candidato à reeleição no pleito marcado para 2018.

A desistência chega menos de um mês depois dos protestos em Assunção contra uma emenda constitucional aprovada pelo Senado que permite que o presidente concorra a um segundo mandato. O anúncio foi feito por meio de uma carta enviada por Cartes ao bispo da capital paraguaia, Edmundo Valenzuela, que havia pedido que os políticos respeitassem a Constituição.

"Espero que esse gesto de renúncia sirva para aprofundar o diálogo dirigido ao fortalecimento institucional da República, em convivência harmônica entre os paraguaios", declarou o chefe de Estado. Contudo, sua legenda, o conservador Partido Colorado, promete prosseguir com o projeto, que ainda precisa da aprovação da Câmara e do povo, por meio de um referendo.

A medida também beneficiaria o ex-presidente Fernando Lugo, deposto por um impeachment em 2012, mas o aval dado pelo Senado em 21 de março desencadeou uma série de manifestações em Assunção, encabeçadas pelo Partido Liberal Radical Autêntico (PLRA), de oposição.

Publicidade

Na ocasião, membros da legenda invadiram a sede do Congresso e atearam fogo em objetos, e um manifestante, Rodrigo Quintana, de 25 anos, foi morto pela Polícia. Em outubro passado, Cartes já havia renunciado à ideia da reeleição, mas poucos meses depois seu governo acabou patrocinando o projeto para mudar a Constituição.

Até o papa Francisco chegou a se envolver na crise, pedindo para os paraguaios "evitarem qualquer violência" e buscarem "soluções políticas".

Polícia paraguaia desmantela quadrilha em que brasileiro era líder

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.