Logo R7.com
RecordPlus

Presidente Evo Morales expulsa a USAID da Bolívia

Ele acusa a Agência Americana para o Desenvolvimento Internacional de conspiração

Internacional|Do R7

  • Google News
Evo Morales já havia expulsado da Bolívia o embaixador
dos EUA e a agência DEA pelos mesmos motivos
Evo Morales já havia expulsado da Bolívia o embaixador dos EUA e a agência DEA pelos mesmos motivos AIZAR RALDES/AFP

O presidente da Bolívia, Evo Morales, anunciou a expulsão do país da representação da Agência Americana para o Desenvolvimento Internacional (USAID), que operava desde 1964, sob a acusação de conspiração e interferência em assuntos políticos internos, em um evento público no Dia do Trabalho.

"Decidimos expulsar a USAID da Bolívia, a USAID vai sair da Bolívia", afirmou Morales em um discurso na Praça das Armas de La Paz, sede dos poderes Executivo e Legislativo.


Morales, que governa o país desde 2006, afirmou que a agência americana está na Bolívia "com fins políticos e não com fins sociais".

— Não precisamos de algumas instituições da embaixada dos Estados Unidos que continuam conspirando contra este processo, contra o povo e, em especial, contra o governo nacional.


O governo da Bolívia expulsou em 2008 o embaixador dos Estados Unidos e a agência de combate às drogas DEA pelo mesmo motivo.

Milhares protestam contra cortes na Europa no Dia do Trabalho


Bashar al-Assad faz rara aparição pública na Síria

"Nunca mais a USAID, que vai manipulando, que vai utilizando nossos irmãos dirigentes, que vai usando alguns companheiros de base com esmolas", insistiu diante de milhares de pessoas no Dia do Trabalho, em evento em que aproveitou para anunciar diversas medidas a favor dos trabalhadores.


Morales criticou fortemente em seu discurso declarações recentes do secretário Estado americano, John Kerry, sobre a região.

— Seguramente (os Estados Unidos) pensarão ainda que aqui se pode manipular politicamente, economicamente: isto era em tempos passados.

Morales pediu ao chanceler David Choquehuanca que comunique à embaixada dos Estados Unidos "a expulsão da USAID, este instrumento que ainda tem uma mentalidade de dominação, de submissão".

— Este é um protesto ante esta mensagem do chanceler dos Estados Unidos, que diz que a América Latina é o pátio traseiro dos Estados Unidos.

Morales promulgou diversas leis a favor dos trabalhadores e citou no discurso o sétimo aniversário da nacionalização dos combustíveis bolivianos, que afetou em 2006 várias multinacionais petroleiras.

O que acontece no mundo passa por aqui

Moda, esportes, política, TV: as notícias mais quentes do dia

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.