Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Presidente francês sanciona lei sobre casamento gay

França torna-se o 14º país a permitir o casamento homossexual

Internacional|

Diversas manifestações contrárias e favoráveis à medida aconteceram nos últimos meses no país
Diversas manifestações contrárias e favoráveis à medida aconteceram nos últimos meses no país Diversas manifestações contrárias e favoráveis à medida aconteceram nos últimos meses no país

O presidente francês, François Hollande, promulgou neste sábado (18) a lei sobre o casamento homossexual, o último trâmite para sua aplicação efetiva, que deverá se tornar uma realidade a partir do fim deste mês com a realização das primeiras uniões.

O texto legislativo promulgado hoje por Hollande foi publicado no Diário Oficial um dia depois que o Conselho Constitucional anunciasse sua plena aprovação, decisão que acabou com as esperanças dos direitistas da União por uma Maioria Popular (UMP), que tinha recorrido à decisão.

O chefe do Estado já havia anunciado que tinha intenção de sancionar a lei assim que recebesse a sentença dos magistrados do Constitucional para pôr fim à controvérsia com os opositores, que organizaram inúmeras manifestações nos últimos meses para evidenciar sua reprovação à medida.

Ataques homofóbicos expõem divisão sobre casamento gay na França

Publicidade

Presidente da França diz que casamento gay acompanha "evolução" da sociedade

Apesar da decisão de Hollande, os opositores, apoiados por uma parte importante da UMP, advertiram que não vão interromper os protestos e convocaram uma nova concentração para o próximo dia 26.

Publicidade

Na noite de ontem, centenas de pessoas se manifestaram no entorno da praça do Panteão de Paris, mesmo sem ter pedido autorização. Segundo o ministério do Interior, o ato gerou incidentes com as forças da ordem, e um agente ficou ferido após ser agredido.

Anteriormente, Hollande também advertiu que garantirá que "a lei será aplicada em todo o território com plena efetividade e que não aceitará atos que se possam perturbar os casamentos".

Publicidade

Putin diz que lei do casamento gay na França pode ameaçar adoções

Aprovação de casamento gay causa enfrentamentos na França

A Prefeitura de Montpellier indicou hoje que vai facilitar algumas derrogações nos mecanismos de aplicação do novo texto legislativo para que os primeiros casamentos homossexuais possam ser realizados a partir do dia 29 de maio nessa cidade do sul da França.

A data citada é ainda mais próxima do que a que o governo francês havia trabalhado até agora, já que a ministra da Família, Dominique Bertinotti, chegou a assegurar que os primeiros casamentos homossexuais poderiam ser realizados em meados de junho. 

O que acontece no mundo passa por aqui

Moda, esportes, política, TV: as notícias mais quentes do dia

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.