Presidente turco pede calma e maturidade diante de protestos
Tensão surgida pelos enfrentamentos entre manifestantes vem crescendo nos últimos dias
Internacional|Do R7
O presidente da Turquia, Abdullah Gül, pediu neste sábado (1º) "maturidade" em meio à tensão surgida pelos violentos enfrentamentos entre milhares de manifestantes, que protestam contra a destruição de um parque público em Istambul, e a polícia.
Gül disse em comunicado que ter pontos de vista e opiniões diferentes "é a riqueza de uma sociedade democrática", e acrescentou que "o importante é discutir de forma civilizada e é preciso estar aberto ao diálogo e escutar opiniões diferentes".
Turquia vive segundo dia de protestos contra governo
O presidente também pediu que os manifestantes de Istambul e de outras cidades do país reajam "com bom senso, calma e sem abusar dos direitos".
O presidente turco assegurou que compartilha sua opinião com o governo e destacou que os incidentes da praça Taksim atingiram um nível preocupante, por isso "todos devem atuar com maturidade para acalmar a situação".
Istambul vive hoje pelo segundo dia violentas manifestações, originadas em um protesto contra a destruição de um parque mas que se transformaram em antigovernamentais, com dimensões jamais vistas desde a chegada ao poder do partido islamita AKP, em 2003.
O que acontece no mundo passa por aqui
Moda, esportes, política, TV: as notícias mais quentes do dia