Protestos de brasileiros em mais de 50 cidades no mundo já têm 11 mil pessoas confirmadas
Terça-feira (18) será o principal dia de marchas, com manifestações marcadas para as 17h locais
Internacional|Do R7
Mais de 60 manifestações em apoio aos protestos realizados no Brasil, contra o aumento da passagem de ônibus, estão sendo organizadas por meio do Facebook em cidades da Europa, América Latina, América do Norte, Ásia e Oceania. A maior parte delas está marcada para esta terça-feira (18), às 17h (hora local).
O manifesto “Democracia não tem fronteiras” começou a ser organizado pelo Facebook, na última sexta-feira (14), um dia após os protestos ocorridos em São Paulo e Rio de Janeiro, que ficaram marcados pela ação violenta da polícia.
Na América Latina, há protestos marcados na Cidade do México, Buenos Aires, Córdoba e Rosário (as três na Argentina), além e La Paz (Bolívia).
Na América do Norte, devem ocorrer atos nas cidades norte-americanas de Chicago, Nova York, Atlanta, San Diego e San Francisco, dentre outras, além das canadenses Toronto, Vancouver e Edmonton.
Na Ásia e Oceania, há eventos marcados para Melbourne, Sidney, Adelaide, Tóquio, entre outras.
Mas a maior parte dos protestos marcados via Facebook está programada para ocorrer na Europa, em cidades como Paris (França), Coimbra, Lisboa (ambas em Portugal), Madri, Valência (ambas na Espanha), Londres (Inglaterra), Bolonha, Roma (ambas na Itália), Helsinque (Finlândia), Estocolmo (Suécia) e Oslo (Noruega), entra várias outras.
A lista completa dos protestos pode ser verificada neste link.
Brasileiros protestam na Europa e América do Norte
A onda de protestos fora da Brasil começou oficialmente neste domingo (16), com manifestações em ao menos cinco cidades.
Centenas de pessoas foram às ruas de Berlim (Alemanha), Dublin (Irlanda), Montreal (Canadá), e as norte-americanas Boston e Nova York.
Todas as manifestações ocorreram sem casos de violência, segundo relatos dos participantes no Facebook.
Após a manifestação de ontem, o grupo de Nova York promete se reunir novamente nesta segunda-feira, às 19h local (20h em Brasília).
Segundo a página do Facebook que reúne todos os eventos, há marchas convocadas para até o próximo domingo (23).
O que acontece no mundo passa por aqui
Moda, esportes, política, TV: as notícias mais quentes do dia