Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Putin concede cidadania russa a Edward Snowden, ex-espião da CIA

Americano é considerado foragido da justiça dos EUA desde 2013; no mesmo ano, a Rússia lhe ofereceu asilo político

Internacional|

Edward Snowden recebeu asilo político da Rússia em 2013
Edward Snowden recebeu asilo político da Rússia em 2013 Edward Snowden recebeu asilo político da Rússia em 2013

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, concedeu nesta segunda-feira (26) a cidadania do país ao ex-analista da CIA Edward Snowden, de acordo com decreto publicado no portal de informação legal da administração pública nacional.

O americano, de 39 anos, obteve asilo político no território russo em 2013 e está entre os estrangeiros que receberam hoje o passaporte da antiga república soviética pelo chefe de Estado.

Putin tomou a decisão em virtude do ponto A do artigo 89 da Constituição da Rússia, que determina que cabe ao presidente outorgar a cidadania e conceder asilo político.

Snowden, que solicitou o passaporte russo em 2 de novembro de 2020, não fez nenhum comentário sobre a chamada "operação militar especial" autorizada pelo Kremlin na Ucrânia, iniciada em 24 de fevereiro.

Publicidade

O advogado Anatoly Kucherena, que representa o americano, negou hoje que seu cliente pode ser chamado para as fileiras do exército russo, em meio à mobilização parcial decretada por Putin.

"Como Edward não serviu o Exército russo, não tem prática e experiência militar, não pode ser mobilizado", disse o advogado, em entrevista à agência local de notícias Interfax.

Publicidade

Snowden recebeu a autorização de residência permanente em outubro de 2020 e teve o primeiro filho com sua mulher, Lindsay Mills, em dezembro deste ano.

Segundo a legislação russa, por ter nascido na Rússia, a criança já obteve, automaticamente, a cidadania do país.

Publicidade

O ex-analista da CIA fugiu dos Estados Unidos após ter revelado, em 2013, detalhes de programas de espionagem americanos. Desde então, ele é perseguido pela Justiça do país natal.

Atualmente, além de escrever livros, Snowden trabalha como consultor e oferece videoconferências sobre as tecnologias da informação e seus riscos e ameaças.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.