Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Putin diz que uso de armas nucleares na Ucrânia 'não faria sentido'

Presidente russo pediu para a AIEA visitar o país vizinho 'o mais rápido possível' e voltou a afirmar que ucranianos estão produzindo uma 'arma suja'

Internacional|Do R7, com informações da AFP

O presidente russo, Vladimir Putin, discursa na sessão plenária do Clube de Discussão Valdai
O presidente russo, Vladimir Putin, discursa na sessão plenária do Clube de Discussão Valdai O presidente russo, Vladimir Putin, discursa na sessão plenária do Clube de Discussão Valdai

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse nesta quinta-feira (27) que o uso de armas nucleares na Ucrânia "não faria sentido, seja em termos políticos ou militares" para seu país.

Putin ainda convocou a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) a visitar a Ucrânia "o mais rápido possível", já que, segundo ele, Kiev estaria apagando as provas de que está preparando uma "bomba suja".

"A AIEA quer vir (...). Somos a favor, o mais rápido e da forma mais ampla possível, pois sabemos que as autoridades de Kiev fazem todo o possível para cobrir os rastros desses preparativos", afirmou Putin, no Clube de Discussão Valdai, entidade ligada ao governo russo com sede em Moscou.

Uma bomba suja é uma bomba convencional, à qual se adiciona material radioativo, biológico, ou químico, que se espalha na explosão. Há vários dias, a Rússia acusa a Ucrânia de preparar esse tipo de bomba.

Publicidade

"Dei (ao ministro da Defesa Serguei) Shoigu a ordem de ligar para todos os seus colegas e informá-los", disse Putin.

Na última semana, em inúmeras ligações para seus colegas na França, Estados Unidos, Reino Unido, China e Índia, Shoigu insistiu nesse suposto plano.

Publicidade

Paris, Washington e Londres rejeitaram essa ideia, e o chefe da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Jens Stoltenberg, advertiu que a Rússia pode usar tais alegações como "pretexto" para uma escalada do conflito.

Kiev suspeita que a Rússia pode lançar esse tipo de bomba e acusar a Ucrânia para, com isso, justificar o uso de armas nucleares convencionais em um momento em que Moscou está acumulando reveses no sul e no leste do país invadido.

Publicidade

Direito de existir

"A próxima década será provavelmente a mais perigosa, imprevisível e, ao mesmo tempo, importante desde o fim da Segunda Guerra Mundial", disse Putin a membros do Clube de Discussão Valdai, acrescentando que a situação é "até certo ponto, revolucionária".

A atual ofensiva russa na Ucrânia é apenas parte dos "movimentos tectônicos em toda a ordem mundial", acrescentou.

"O período histórico do domínio exclusivo do Ocidente sobre os assuntos mundiais está chegando ao fim. O mundo unipolar está se tornando uma coisa do passado", continuou ele.

"Estamos em uma fronteira histórica", enfatizou. Segundo ele, as potências ocidentais são incapazes de "governar a humanidade por conta própria", embora "tentem desesperadamente fazê-lo". Ele ainda disse que "a maioria dos povos do mundo não pode mais suportar isso".

"Moscou está apenas defendendo seu direito de existir, enquanto os países ocidentais querem destruir e varrer a Rússia", conpletou.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.