Putin promete reforçar potencial nuclear da Rússia
No entanto, segundo ele, objetivo não é fazer ameaças
Internacional|Ansa
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou nesta sexta-feira (29) que pretende reforçar o potencial nuclear do país.
No entanto, segundo o mandatário, o objetivo não é "ameaçar alguém", mas sim fazer com que Moscou sinta-se "mais segura" e tenha a possibilidade de "atuar em planos de desenvolvimento econômico e social".
Putin desbanca Obama na lista dos mais poderosos da Forbes
Além disso, Putin advertiu que a nação russa é uma das maiores potências nucleares do mundo.
"Não se trata apenas de palavras, mas da realidade", acrescentou. O discurso do presidente pode agravar ainda mais a crise com o dito "ocidente" por conta dos conflitos na Ucrânia.
Nesta sexta, a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) acusou a Rússia de enviar cerca de mil soldados para o leste do país vizinho, região que é palco de confrontos entre as forças de Kiev e movimentos rebeldes separatistas.
Além disso, o primeiro-ministro ucraniano, Arseni Iatseniuk, indicou que pode ser discutido no Parlamento um projeto de lei para anular o status de neutralidade da nação em relação a blocos militares, o que possibilitaria sua adesão à Otan, algo que Moscou dificilmente aceitaria.
Obama e Putin reúnem pela primeira vez desde anexação da Crimeia