Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Putin provoca aproximação histórica da Finlândia e Suécia com a Otan

Invasão russa na Ucrânia abalou em poucos dias o tradicional não-alinhamento dos dois países à Aliança

Internacional|

Nesta foto tirada em janeiro de 2022, soldados da patrulha do regimento de Gotland no porto de Visby, leste da Suécia
Nesta foto tirada em janeiro de 2022, soldados da patrulha do regimento de Gotland no porto de Visby, leste da Suécia Nesta foto tirada em janeiro de 2022, soldados da patrulha do regimento de Gotland no porto de Visby, leste da Suécia

Exportações históricas de armas, um forte sentimento pró-Otan na opinião pública, firmeza diante das advertências de Moscou: a invasão russa da Ucrânia abalou em poucos dias o tradicional não-alinhamento de Suécia e Finlândia.

Estocolmo e Helsinque descartaram no momento a hipótese de um pedido urgente de adesão à Aliança Atlântica, mas nunca antes os dois países estiveram tão próximos de dar este passo, afirmam analistas.

"Tudo é possível no momento e o sinal dos países da Otan é que a adesão poderia ser examinada rapidamente. Portanto, penso que seria apenas uma decisão política de Estocolmo e Helsinque", resume Zebulon Carlander, analista da organização 'Société et Défense' (Sociedade e Defesa).

Os dois países são oficialmente não alinhados, mas sócios da Otan desde meados da década de 1990, depois que viraram a página da neutralidade com o fim da Guerra Fria.

Publicidade

O Parlamento finlandês deve debater um pedido para a convocação de um referendo sobre a adesão à Otan. O pedido reuniu em menos de uma semana as 50.000 assinaturas necessárias para entrar na agenda da 'Eduskunta'.

A primeira-ministra social-democrata Sanna Marin destacou que não se trata de discutir sobre a adesão, mas o contexto político mudou de maneira repentina.

Publicidade

Pela primeira vez, a maioria (53%) dos finlandeses apoia a adesão à Otan, segundo uma pesquisa publicada na segunda-feira.

O número de partidários da adesão quase dobrou em poucas semanas, pois em janeiro era de apenas 28%.

Publicidade

A parcela finlandesa contrária à adesão à Otan caiu a 28%, com 19% de indecisos.

"É um resultado histórico e excepcional", declarou à AFP Charly Salonius-Pasternak, pesquisador do Instituto de Assuntos Internacionais, que espera a manutenção do apoio em nível elevado por muito tempo.

Na Suécia, o apoio para a entrada na Otan também é o maior já registrado, com 41% favoráveis, 35% contrários e 24% de indecisos, segundo uma pesquisa publicada na sexta-feira.

Os dois países nórdicos romperam um dos principais tabus de sua política de segurança, o de não exportar armas ou equipamento militar a países em guerra.

Além de equipamento de defesa, como capacetes e coletes à prova de bala, a Suécia fornecerá 5.000 lança-foguetes antitanques.

Isto é algo sem precedentes desde a Guerra de Inverno de 1939, destacou a primeira-ministra Magdalena Andersson, que citou o apoio de Estocolmo à vizinha Finlândia ao ser invadida pela... União Soviética.

"Penso que provavelmente é o início de uma reavaliação da política sueca de segurança. Também há um debate sobre medidas a tomar para reforçar o exército sueco", afirma Carlander.

Em outra "decisão histórica", de acordo com Sanna Marin, a Finlândia concordou na segunda-feira em enviar armas letais à Ucrânia, incluindo 2.500 fuzis, 1.500 lança-foguetes e munições.

A eventual adesão de Finlândia e/ou Suécia à Otan — analistas esperam uma ação coordenada dos países — irritará Moscou, em um contexto explosivo entre O Ocidente e a Rússia de Vladimir Putin.

O ministério russo das Relações Exteriores afirmou na sexta-feira que a entrada destes países na Otan "teria consequências militares e políticas graves".

Esta advertência já foi ouvida antes, respondeu Helsinque, que não acredita em uma ameaça de invasão como na Ucrânia.

Moscou transformou a busca de ampliação da Otan para o leste em um 'casus belli', ao afirmar que a Rússia foi traída após a queda do Muro de Berlim.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.