Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Quatro médicos são presos por tráfico de órgãos na Guatemala

De acordo com autoridades do país, profissionais da saúde removeram rim de paciente sem consentimento

Internacional|

Paciente teve rim removido em cirurgia sem autorização
Paciente teve rim removido em cirurgia sem autorização Paciente teve rim removido em cirurgia sem autorização

O Ministério Público da Guatemala informou que as forças de segurança do país detiveram, nesta sexta-feira (3), quatro médicos acusados de tráfico de órgãos depois de operar uma pessoa e remover um rim sem consentimento.

Os quatro médicos estão "vinculados com a extração ilegal de um rim de um paciente ao qual deram outro diagnóstico para justificar a intervenção", disse aos jornalistas o porta-voz do Ministério Público, Moisés Ortiz.

Em um primeiro pronunciamento, o órgão havia anunciado a detenção de três "médicos de profissão". Posteriormente, informou a prisão de um quarto profissional em uma zona popular da periferia sul da capital.

Os quatro médicos foram levados a um tribunal da capital para comparecer a uma audiência de custódia com um juiz, que apresentará os motivos da detenção. Ortiz detalhou que o quarteto foi detido pelo suposto crime de disposição ilegal de órgãos ou tecidos humanos.

Publicidade

O porta-voz não detalhou em qual clínica o órgão foi extraído nem o mal que acometia a vítima, que apresentou a denúncia em maio de 2022.

"A extração [do órgão] foi realizada na Cidade da Guatemala", mas, devido à "fase do processo em que nos encontramos, não é possível oferecer mais detalhes", disse Ortiz à AFP. Assim que "as investigações avançarem, mais informações serão apresentadas", acrescentou.

Publicidade

A investigação – que incluiu incursões, inspeções, buscas e apreensões de provas, bem como declarações testemunhais, extrações forenses e evidências científicas – determinou a possível responsabilidade dos médicos nesta operação ilegal, assinalou Ortiz.

Por ora, não se sabe se é o único caso em que os médicos estariam envolvidos ou se eles fazem parte de uma rede dedicada ao tráfico internacional de órgãos.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.