Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Reino Unido devolverá à China casal de pandas após 12 anos sem procriar

Animais, que estavam em um zoológico da Escócia, são os únicos exemplares da espécie em todo o território britânico

Internacional|

Pandas possuem dificuldade de reproduzir em cativeiro
Pandas possuem dificuldade de reproduzir em cativeiro Pandas possuem dificuldade de reproduzir em cativeiro

Após anos tentando, sem sucesso, ter um filhote, o zoológico de Edimburgo anunciou, nesta quarta-feira (4), que devolverá à China em 2023 um casal de pandas, os únicos presentes em todo o Reino Unido.

A Real Sociedade Zoológica da Escócia (RZSS, na sigla em inglês) informou que planeja dar a Yang Guang e Tian Tian uma "despedida gigante" no zoológico antes da partida este ano.

"Como únicos pandas gigantes do Reino Unido, foram incrivelmente populares entre os visitantes, o que contribuiu para conectar milhões de pessoas com a natureza, assim como arrecadar fundos vitais para a conservação da vida selvagem", declarou o diretor-executivo da RZSS, David Field.

O casal de pandas chegou a Edimburgo em dezembro de 2011 no âmbito de um acordo de empréstimo de dez anos com a associação chinesa para a conservação da vida selvagem.

Publicidade

Mas rapidamente ficou claro que não tinham o desejo de procriar. Os encarregados do zoológico tentaram, inclusive, inseminar artificialmente Tian Tian em 2013, mas não tiveram sucesso.

Yang Guang foi castrado posteriormente, após ser tratado de um câncer testicular.

Publicidade

Os pandas gigantes são conhecidos pelas grandes dificuldades para procriar em cativeiro, pois perdem o interesse em acasalar naturalmente ou simplesmente não sabem como fazê-lo.

As tentativas de criar pandas em cativeiro começaram na China em 1955, mas só deram frutos em 1963, quando Ming Ming nasceu no zoológico de Pequim.

Publicidade

Originários do planalto tibetano, no sudoeste da China, os pandas gigantes viram a população reduzida pelos caçadores ilegais, que os matam para retirar a pele, e pelo desmatamento ilegal, que afeta o crescimento do bambu, principal fonte de alimentação.

Leia também

A organização Pandas International estima que a população de pandas gigantes vivendo na natureza seja atualmente de 1.864 indivíduos.

Há cerca de 600 em cativeiro em centros especiais, zoológicos e parques naturais em todo o mundo.

Segundo o zoo de Edimburgo, Yang Guang e Tian Tian poderão deixar a capital escocesa em agosto de 2023, dois anos depois de prorrogado o empréstimo.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.