Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Reino Unido: setor de tecnologia está em sério risco, diz ministro após colapso do Silicon Valley Bank

Maior falência bancária desde a crise de 2008 ameaça empresas de tecnologia e saúde do país europeu

Internacional|

Jeremy Hunt, ministro da Economia e Finanças do Reino Unido
Jeremy Hunt, ministro da Economia e Finanças do Reino Unido Jeremy Hunt, ministro da Economia e Finanças do Reino Unido

A falência do Silicon Valley Bank da Califórnia ameaça colocar as empresas de tecnologia e saúde do Reino Unido em "sério risco", alertou o ministro da Economia e Finanças, Jeremy Hunt, neste domingo (12).

As autoridades americanas fecharam o banco na sexta-feira (10) para proteger os depósitos de seus clientes.

A entidade com sede na Califórnia administra dinheiro para algumas das empresas mais promissoras do Reino Unido, disse Hunt.

"Existe um sério risco para nossos setores de tecnologia e ciências da vida, muitos dos quais são bancários deste banco", disse Hunt em entrevista ao canal de televisão britânico Sky News.

Publicidade

As autoridades dos Estados Unidos vão reabrir a instituição nesta segunda-feira (13) com outro nome e sob controle federal.

Hunt disse que o governador do Banco da Inglaterra deixou "muito claro" que não havia risco sistêmico para o sistema financeiro do Reino Unido.

Publicidade

O governo apresentará planos "muito em breve" para garantir que os cidadãos possam atender às suas necessidades de liquidez e pagar seus funcionários.

O executivo também implementará uma solução de longo prazo para minimizar ou evitar perdas para as empresas britânicas, acrescentou.

Publicidade

O Tesouro britânico insistiu no sábado que os problemas do SVB eram "específicos da empresa" e "não tinham implicações para outros bancos que operam no Reino Unido".

A entidade californiana, especializada no setor de tecnologia, faliu depois que seus clientes fizeram saques em massa. Sua última tentativa de levantar novos fundos não teve sucesso.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.