Rússia condena atentado de Cabul 'nos mais duros termos'
Ataques que mataram 85 pessoas e deixaram mais de 160 feridos foram reivindicados pelo Estado Islâmico
Internacional|Pablo Marques, do R7, com AFP

A Rússia condenou, nesta sexta-feira (27), "nos mais duros termos", o atentado suicida reivindicado pelo grupo Estado Islâmico (EI), cometido ontem nos arredores do aeroporto de Cabul e que deixou 85 mortos, declarou o porta-voz do Kremlin, Dimitri Peskov.
"Infelizmente, as pessimistas previsões que antecipavam que grupos terroristas, em especial o EI, iriam se aproveitar do caos do Afeganistão se confirmaram", disse Peskov à imprensa. "O perigo é muito grande para todos (...)", acrescentou.
Leia também
Duas explosões causadas por homens-bomba nos arredores do aeroporto de Cabul mataram 85 pessoas, sendo 13 soldados norte-americano. Esse é o balanço mais grave para o exército dos Estados Unidos no Afeganistão desde 2011, quando 30 homem morreram.
As explosões também deixaram 160 pessoas feridas que precisam ser socorridas, principalmente mulheres e crianças. O aeroporto da capital é a única porta de saída do Afeganistão e milhares de pessoas tentam uma vaga em aviões militares para fugir do Talibã.
Líderes de diversos países alertavam para o risco de um atentado terrorista no local. O grupo extremista Estado Islâmico-K assumiu a autoria das explosões.
Como o atentado em Cabul colocou os EUA e o Talibã no mesmo lado
Holanda, Bélgica e Alemanha estão entre os países que já anunciaram que encerraram as operações de retirada de estrangeiros e de afegãos. O Reino Unido deve encerrar ainda nesta sexta-feira os voos militares partindo de Cabul.
Segundo o último balanço divulgado pelos EUA, mais de 100 mil pessoas foram retiradas do Afeganistão pelo aeroporto de Cabul desde 14 de agosto, um dia antes do Talibã chegar à capital e assumir o controle do Afeganistão.
Afeganistão: explosões deixam mortos e feridos em Cabul
Duas explosões nos arredores do aeroporto de Cabul, no Afeganistão, deixaram centenas de mortos e feridos durante operações de retirada de civis do país que foi dominado pelo Talibã no dia 15 de agosto
Duas explosões nos arredores do aeroporto de Cabul, no Afeganistão, deixaram centenas de mortos e feridos durante operações de retirada de civis do país que foi dominado pelo Talibã no dia 15 de agosto






















