Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Rússia demite 115 militares que rejeitaram participar de guerra na Ucrânia

De acordo com o tribunal para as Forças Armadas, os soldados se negaram 'arbitrariamente a cumprir uma missão oficial'

Internacional|

Militares russos chegaram à Ucrânia em 24 de fevereiro
Militares russos chegaram à Ucrânia em 24 de fevereiro Militares russos chegaram à Ucrânia em 24 de fevereiro (-/AFP)

Um tribunal militar russo da região de Kabardia-Balkaria confirmou a demissão de 115 militares que rejeitaram participar da ofensiva lançada pela Rússia na Ucrânia.

Este parece ser o primeiro caso confirmado oficialmente de soldados russos que se negaram a participar da operação que começou em 24 de fevereiro.

O tribunal concluiu, segundo um comunicado publicado na quarta-feira (25), que os militares rejeitaram "arbitrariamente cumprir uma missão oficial".

O tribunal disse que examinou os "documentos necessários" e interrogou os responsáveis da Guarda Nacional, uma força de segurança interna que participa também de operações na Ucrânia, mas é diferente do exército russo.

Publicidade

A audiência aconteceu a portas fechadas para não revelar "segredos militares", acrescentou o tribunal, que não informou onde os soldados foram sancionados na Rússia.

O serviço de imprensa do tribunal, citado pela agência de notícias Interfax, indicou nesta quinta-feira que os militares eram membros da Guarda Nacional que rejeitaram realizar uma missão relacionada com "a operação especial" da Rússia na Ucrânia.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.