Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Rússia promete corrigir 'erros' após convocação de doentes e idosos

Russos expressaram indignação após pessoas inaptas para servir serem chamadas para lutar na guerra contra a Ucrânia

Internacional|Da AFP

Fila de carro para entrar na Finlândia a partir da Rússia
Fila de carro para entrar na Finlândia a partir da Rússia Fila de carro para entrar na Finlândia a partir da Rússia

As autoridades russas prometeram neste domingo (25) corrigir os "erros" depois que idosos, doentes e estudantes foram incluídos na campanha de recrutamento lançada em todo o país.

Quando o presidente russo, Vladimir Putin, anunciou na quarta-feira (21) a mobilização parcial dos reservistas para ir à Ucrânia, disse que apenas pessoas com conhecimentos ou experiência militar "relevantes" seriam convocadas. Mas muitos expressaram indignação após casos, às vezes absurdos, de pessoas inaptas para servir.

Na região de Volgograd (sudoeste), um centro de treinamento enviou de volta para casa um militar aposentado de 63 anos diabético e com problemas neurológicos.

Na mesma região, o diretor de uma pequena escola rural, Alexander Faltin, de 58 anos, recebeu a convocação, apesar de não ter experiência militar.

Publicidade

Sua filha publicou um vídeo nas redes sociais que viralizou. Ele conseguiu voltar para a casa após a revisão de seus documentos, segundo a agência RIA Novosti.

A presidente do Senado, Valentina Matviyenko, pediu neste domingo atenção aos governadores, que supervisionam as campanhas de mobilização.

Publicidade

"Os erros de mobilização (...) estão provocando reações ferozes na sociedade, e com razão", disse no Telegram.

"Prejudicar a confiança"

Esses erros são novos exemplos dos problemas logísticos que ocorreram desde o início da ofensiva da Rússia contra a Ucrânia em fevereiro.

Publicidade

No sábado, a Rússia anunciou a substituição de seu principal general encarregado da logística em meio a uma campanha de mobilização.

Embora as autoridades apresentem a mobilização de pessoas teoricamente isentas como casos isolados, suas declarações expressam uma forma de preocupação com a reação indignada de uma parte da população.

Valeriy Fadeev, presidente do conselho de direitos humanos do Kremlin, pediu ao ministro da Defesa, Serguei Shoigu, que "resolva urgentemente os problemas" para evitar "minar a confiança do povo".

Ele citou várias aberrações, como o recrutamento de 70 pais de famílias numerosas na região leste da Buriácia e de enfermeiras e parteiras sem formação militar.

Fadeev disse que todos foram convocados "sob a ameaça de julgamento criminal". Ele também criticou aqueles que "distribuem as convocações às 2 da manhã, como se estivessem tomando todos como desertores". Esses métodos estão criando "descontentamento", alertou.

Vários estudantes disseram à AFP que receberam ligações, apesar de as autoridades terem prometido que não seriam incluídos na campanha de mobilização.

No sábado (24), Putin assinou um decreto confirmando que estudantes de centros de formação profissional e ensino superior estariam isentos de mobilização.

Outra situação que gerou polêmica é o caso de manifestantes contra a ofensiva na Ucrânia que receberam ordens de mobilização enquanto detidos.

O Kremlin disse que nesses casos "não havia nada de ilegal".

Relembre sete pontos que levaram à guerra entre Rússia e Ucrânia

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.