Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Seis países denunciam Rússia à ONU por 'desinformação'

Albânia, Estados Unidos, França, Irlanda, Noruega e Reino Unido acusam russos de usar Nações Unidas para propaganda 

Internacional|

Representantes de seis países denunciaram ações da Rússia
Representantes de seis países denunciaram ações da Rússia Representantes de seis países denunciaram ações da Rússia

Seis países ocidentais membros do Conselho de Segurança da ONU denunciaram nesta sexta-feira (18) o uso das Nações Unidas pela Rússia para difundir "desinformação" e "propaganda".

As delegações fizeram declaração antes de uma reunião solicitada pela Rússia e com foco nas armas biológicas supostamente presentes no conflito da Ucrânia, a décima do Conselho desde a invasão de tropas russas em território ucraniano.

"Esta reunião, e essas mentiras, são projetadas com um propósito: desviar a responsabilidade da Rússia por esta guerra e pela catástrofe humanitária que ela causou", disseram em um comunicado conjunto, lido pela embaixadora dos Estados Unidos na ONU, Linda Thomas-Greenfield. A alto diplomata esteve acompanhada pelos representantes da França, Noruega, Albânia, Irlanda e Reino Unido.

O Conselho de Segurança já havia realizado uma reunião semelhante na semana passada, reivindicada pela Rússia.

Publicidade

Durante esta nova sessão, os Estados Unidos reiteraram que "a Ucrânia não tem um programa de armas biológicas" em andamento para o conflito atual. "Continuamos acreditando que a Rússia pode estar planejando usar agentes químicos ou biológicos contra o povo ucraniano", acrescentou Thomas-Greenfield.

As delegações ocidentais lembraram que a competição em questões químicas e biológicas está do lado da Rússia, enquanto Moscou reitera suas acusações de que laboratórios biológicos foram instalados na Ucrânia em colaboração com os Estados Unidos e seus aliados.

" gallery_id="621fce65c012ad204a00044d" url_iframe_gallery="noticias.r7.com/internacional/seis-paises-denunciam-russia-a-onu-por-desinformacao-06072022"]

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.