Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Sete migrantes morrem de frio durante travessia do Mediterrâneo

Embarcação levava a bordo 280 pessoas que deixaram Bangladesh, Egito, Mali e Sudão para tentar chegar à Europa

Internacional|

Sete migrantes morreram de frio durante travessia do Mediterrâneo
Sete migrantes morreram de frio durante travessia do Mediterrâneo Sete migrantes morreram de frio durante travessia do Mediterrâneo

Sete imigrantes morreram de frio quando tentavam cruzar o mar Mediterrâneo, procedentes da Líbia, em uma embarcação com 280 pessoas a bordo, disse o prefeito da ilha italiana de Lampedusa, Toto Martello, à AFP, nesta terça-feira (25).

"Três pessoas morreram durante a travessia. Outras quatro chegaram com hipotermia severa e morreram durante a transferência para a ilha, após serem interceptadas pela guarda costeira italiana", relatou o prefeito Martello.

De acordo com o programa humanitário das igrejas evangélicas italianas, o Mediterranean Hope, as 280 pessoas a bordo são oriundas de Bangladesh, Egito, Mali e Sudão, e "quase todas se encontravam em estado de hipotermia severa".

As sete vítimas eram de Bangladesh, informou a imprensa italiana.

Publicidade

"O que mais surpreende é o silêncio ensurdecedor do governo italiano e da Europa diante dessas mortes", lamentou Martello.

Os sobreviventes foram enviados para o centro de saúde e para o alojamento da pequena ilha, mais próxima da África do que da Itália.

Publicidade

O centro, que tem 250 vagas, abriga mais de 600 pessoas no momento e teme-se que mais imigrantes cheguem, fugindo da guerra e da pobreza.

O número de migrantes que chegaram à Itália aumentou de forma considerável, passando de 34 mil, em 2020, para 64,5 mil, em 2021.

Publicidade

"A chegada de migrantes se tornou um fenômeno permanente. Não há diferença entre o verão e o inverno", ressaltou Martello.

Apesar das temperaturas abaixo de zero e do mar agitado, cerca de 1.750 pessoas chegaram à Itália desde o início do mês. É número elevado em comparação com as 379 que desembarcaram no mesmo mês do ano passado.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.