Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Sindicatos franceses convocam mobilização em 1º de maio contra reforma da Previdência

Conselho Constitucional da França aprovou medidas-chave do projeto, como aumentar a idade de aposentadoria até 2030

Internacional|Do R7, com informações da AFP

Pessoas protestam em Paris nesta sexta-feira (14) contra a reforma da Previdência de Macron
Pessoas protestam em Paris nesta sexta-feira (14) contra a reforma da Previdência de Macron Pessoas protestam em Paris nesta sexta-feira (14) contra a reforma da Previdência de Macron

Após semanas de protestos, os sindicatos franceses convocaram, nesta sexta-feira (14), uma "mobilização excepcional" em 1º de maio contra a impopular reforma da Previdência do presidente Emmanuel Macron. Pouco antes da convocação, o Conselho Constitucional aprovou medidas importantes do projeto, como como aumentar a idade de aposentadoria de 62 para 64 anos até 2030.

As centrais sindicais se recusaram a se reunir com Macron e seu governo antes desta data. Por meio de nota conjunta, elas pedem ao presidente que "não promulgue a lei, a única maneira de acalmar a ira expressa no país".

Os manifestantes protestam não só contra a mudança da idade de aposentadoria de 62 para 64 anos até 2030, como também contra a antecipação para 2027 da exigência de contribuição por 43 anos, em vez dos atuais 42, para que se tenha direito à pensão integral. O povo também cobra explicações de Macron. Durante a campanha da reeleição, ele se disse "aberto a reduzir a idade de aposentadoria em pelo menos um ano", para alcançar um projeto consensual e negociar com a oposição.

No primeiro grande dia de protestos, oito dos principais sindicatos franceses conseguiram mobilizar "mais de 2 milhões" de manifestantes, segundo a central CGT, e 1,12 milhão, segundo as autoridades. A movimentação está sendo um dos maiores protestos contra uma reforma social das últimas três décadas, e agora, com a decisão do Conselho Constitucional, as tensões devem aumentar ainda mais.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.