Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Sobe para 12 o número de mortos em explosão de carro na fronteira turco-síria

Incidente causou um incêndio que destruiu aproximadamente 15 veículos

Internacional|

Autoridades ainda não sabem se incidente foi um atentado ou uma explosão acidental
Autoridades ainda não sabem se incidente foi um atentado ou uma explosão acidental Autoridades ainda não sabem se incidente foi um atentado ou uma explosão acidental

Pelo menos 12 pessoas morreram nesta segunda-feira (11) com a explosão de um carro na passagem fronteiriça entre a Síria e a Turquia, embora ainda não haja informações se o ocorrido se trata de um atentado ou uma explosão acidental de um veículo carregado com explosivos, informou a emissora "NTV".

O incidente aconteceu em um automóvel de placa síria e atingiu turcos que trabalham na fronteira, assim como civis, tanto turcos como sírios, que queriam atravessar o local. Bülent Arinç, porta-voz do Governo, confirmou o número de mortos e ainda disse que há 28 feridos, 13 deles em estado graves, em entrevista coletiva transmitida ao vivo pela "NTV". Três mortos são cidadãos turcos e os demais são sírios, disse Arinç.

"O que sabemos é que uma caminhonete que tinha chegado desde o lado sírio explodiu, mas não conhecemos ainda o tipo de explosivo, nem sabemos se isso foi uma ação individual ou de uma organização e se teve ou não motivos políticos", disse o porta-voz.

Arinç disse que as investigações continuam e desqualificou a opinião de um deputado da oposição, Hassan Akgöl, de que poderia se tratar de um atentado suicida.

Publicidade

Chefe do Estado-Maior da Guiné está entre os dez mortos em acidente de avião na Libéria

Grupo de esquerda reivindica atentado contra embaixada dos EUA na Turquia

Publicidade

A explosão aconteceu por volta das 13h GMT (11h, horário de Brasília) em território turco, a cerca de 40 metros da linha fronteiriça com a Síria, e causou um incendiou que destruiu aproximadamente 15 carros, entre eles alguns que iriam levar material humanitário à Síria.

Mahmut Iri, prefeito da cidade de Çilvegözü, que fica próximo à fronteira, disse ao jornal turco "Hürriyet" que a explosão foi causada por um carro-bomba, um veículo com placa síria que se encontrava entre o controle de passaportes turco e a fronteira síria.

Publicidade

Refik Eryilmaz, deputado por Hatay do opositor CHP (Partido Republicano do Povo), explicou à Agência Efe em conversa telefônica que "aparentemente explodiram dois automóveis. Eles estão queimados e é possível ver corpos destroçados no solo".

Segundo os empregados da fronteira, "o carro não explodiu enquanto estava em movimento, mas sim quando estava estacionado", detalhou Eryilmaz.

O deputado disse também que não há um controle excessivo com os carros que atravessam a passagem para ir para a Síria e que é fácil chegar ao estacionamento entre o ponto de passaportes e a própria fronteira, que é onde ocorreu a explosão. "Nos últimos meses roubaram 400 veículos na Turquia e os levaram para Síria, e em alguns casos, colocaram armas no interior desses carros", lamentou o deputado.

Veja a galeria do dia

O que acontece no mundo passa por aqui

Moda, esportes, política, TV: as notícias mais quentes do dia

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.