Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Sobe para 25 o número de crianças mortas por merenda contaminada na Índia 

Crianças, com idades entre quatro e 12 anos, adoeceram depois de receber almoço à base de arroz, soja e feijão na terça-feira (16)

Internacional|

Um parente de uma das estudantes mortas pela intoxicação chora ao carregar o corpo de uma das vítimas
Um parente de uma das estudantes mortas pela intoxicação chora ao carregar o corpo de uma das vítimas Um parente de uma das estudantes mortas pela intoxicação chora ao carregar o corpo de uma das vítimas

Ao menos 25 crianças morreram e dezenas tiveram de ser internadas com suspeita de contaminação alimentar depois de receberem comida gratuitamente na escola no Estado indiano de Bihar, informou na quarta-feira (17) o ministro da Educação, o que provocou protestos violentos nas ruas.

A polícia disse que as crianças, com idades entre quatro e 12 anos, adoeceram depois de receber almoço à base de arroz, soja e feijão na terça-feira (16). A escola, no distrito de Chapra, forneceu a refeição gratuitamente por meio de um programa de distribuição de alimento do país, o maior do mundo, atendendo 120 milhões crianças.

Protestos eclodem na Índia após morte de crianças por merenda contaminada

Acidente de ônibus mata um participante da Jornada Mundial da Juventude na Guiana Francesa

Publicidade

Vítimas de crueldade: bebês tentam sobreviver a agressões e abandonos pelo mundo

"Nós achamos que algum tipo de inseticida foi acidentalmente ou intencionalmente misturado à comida, mas isso será esclarecido por meio de investigações", disse R.K. Singh, superintendente médico no hospital infantil da capital do Estado, Putna.

Publicidade

"Preparamos antídotos e tratamos as crianças por envenenamento de fósforo orgânico."

O ministro da Educação da Índia, M.M. Pallam Raju, disse que uma cozinheira da escola também morreu.

Publicidade

A causa exata das mortes será revelada somente depois de análises em amostras da comida e exumação dos corpos, afirmaram médicos e autoridades do governo.

"Assim que meu menino voltou para casa da escola, nós corremos para o hospital. Ele estava vomitando e disse que o estômago doía", disse Raja Yadav, o pai de um dos alunos.

Dezenas de moradores locais tomaram as ruas de Chapra, atiraram pedras em um posto policial e colocaram fogo em ônibus e outros veículos e queimaram um boneco do governador de Bihar, Nitish Kumar, mostraram imagens de TVs locais.

O diretor da escola fugiu após as mortes virem a público e foi demitido, dosse o secretário de educação de Bihar, P.K. Shahi, em coletiva de imprensa.

Entre as crianças que ainda estavam em tratamento, três se encontravam em estado crítico, disseram as equipes médicas e Shahi.

Bihar é um dos Estados mais pobres da Índia, segundo dados do governo.

O que acontece no mundo passa por aqui

Moda, esportes, política, TV: as notícias mais quentes do dia

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.