Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Talibãs usam gás de pimenta contra mulheres em protesto em Cabul

Cerca de 20 pessoas participaram da manifestação na capital do Afeganistão e exigiram a garantia dos direitos humanos

Internacional|

Grupo com 20 mulheres marchou em direção à Universidade de Cabul, na capital afegã
Grupo com 20 mulheres marchou em direção à Universidade de Cabul, na capital afegã Grupo com 20 mulheres marchou em direção à Universidade de Cabul, na capital afegã

Os talibãs usaram gás de pimenta para dispersar um grupo de mulheres que protestava neste domingo (16), em Cabul, exigindo direito ao trabalho e à educação — disseram três manifestantes à AFP.

Desde que retomaram o poder no país à força, em meados de agosto passado, os talibãs impuseram, progressivamente, restrições aos afegãos — em particular às mulheres.

Cerca de 20 mulheres se reuniram na frente da Universidade de Cabul, gritando "Igualdade e justiça!". Nas mãos, levavam cartazes que diziam "Direitos das mulheres, direitos humanos".

Os combatentes talibãs chegaram ao local a bordo de vários veículos, usando o gás para dispersar o grupo, relataram as manifestantes. O grupo islâmico proibiu as manifestações não autorizadas e, com frequência, dispersa à força os atos pelos direitos das mulheres.

As autoridades não permitiram que muitas mulheres voltassem ao trabalho no serviço público e, em alguns casos, as meninas são rejeitadas nas escolas. Também se proibiu a televisão de transmitir séries, por causa da participação de atrizes.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.