Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Terremoto em Papua Nova Guiné causa pequeno tsunami, mas não provoca danos

Desastre de magnitude 7,9 não gerou estragos e não deixou feridos no país

Internacional|

Um forte terremoto que ocorreu perto da costa de Papua Nova Guiné neste sábado gerou um pequeno tsunami, porém sem deixar feridos nem causar estragos. Partes da ilha do Pacífico tiveram o fornecimento de energia interrompido após o tremor.

O terremoto de magnitude 7,9 ocorreu 46 quilômetros a leste de Taron, em Papua Nova Guiné, segundo o Serviço de Pesquisa Geológica dos EUA. O tremor, porém, ocorreu a profundidade de 103 quilômetros - os terremotos mais profundos tendem a causar menos estragos que os mais próximos à superfície.

O Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico disse que houve uma ameaça de tsunami em Papua Nova Guiné e em áreas próximas. Segundo o órgão, ondas com entre 1 e 3 metros eram possíveis ao longo da costa de Papua Nova Guiné, enquanto as ondas em outras áreas, entre elas as Ilhas Salomão, teriam menos de 30 centímetros de altura.

Um tsunami medindo menos de 1 metro atingiu a costa da ilha de Nova Irlanda pouco após o terça-feira, disse Felix Taranu, sismólogo do Observatório Geofísico em Port Moresby. Não houve relatos sobre estragos causados pelo tsunami nem pelo terremoto, embora autoridades ainda estejam contatando pessoas na área, segundo Taranu.

Publicidade

O tremor gerou um blecaute na cidade de Kokopo, no nordeste de Papua Nova Guiné, disse o sismólogo. Não houve, porém, relatos sobre danos generalizados na cidade.

Papua Nova Guiné fica no Anel de Fogo do Pacífico, um arco com falhas sísmicas onde terremotos são comuns. 

Horas depois, o alerta de tsunamis foi retirado. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.