Terremoto no sul do Irã deixa pelo menos 8 mortos e 59 feridos
Tremor ocorreu perto da usina nuclear de Bushehr
Internacional|Do R7
Pelo menos oito pessoas morreram e 59 ficaram feridas nesta quinta-feira (28) em um terremoto registrado na província de Hormozgan, no sul do Irã, perto da usina nuclear de Bushehr, confirmaram fontes oficiais iranianas.
O terremoto, de 5,7 graus na escala Richter, aconteceu às 15h21 locais (9h51 de Brasília), segundo o Centro Sismológico da Província de Bushehr, informou a agência iraniana Fars.
O tremor principal foi seguido pouco depois por 40 réplicas de distinta intensidade, informou o chefe da sede de Gestão de Crise do Irã, Hassan Qadami, que confirmou o número de vítimas. Dos feridos, 47 se encontram em estado leve ou moderado enquanto outros 12 estão em estado crítico, detalhou Qadami.
Irã convida ONU para visitar instalação ligada a programa nuclear em dezembro
Terremoto de 5,6 graus sacode capital peruana
Equipes de emergência se deslocaram à região, que está situada a cerca de 50 km da cidade de Bushehr, onde fica a usina nuclear.
No último mês de maio, 39 pessoas morreram e 850 ficaram feridas em um terremoto em Bushehr, no qual o reator nuclear não sofreu danos. O Irã está situado em uma zona sísmica e sofre com frequência tremores de terra de distinta intensidade.
O último mais grave aconteceu em dezembro de 2003 na cidade de Bam, de 6,3 graus, e causou a morte de 31 mil pessoas, o equivalente a 25% da população local na época.
Em junho de 1990 outro grave terremoto, de 7,7 graus, acabou com a vida de 37 mil pessoas no noroeste do país. A usina nuclear de Bushehr, cuja construção se prolongou durante décadas devido à oposição ocidental, entrou em funcionamento em agosto de 2010.