Tribunal indiano decidirá se líder hindu está morto ou apenas meditando
Família e fieis brigam na justiça para ficar com o corpo de Maharaj
Internacional|Do R7
Um tribunal indiano está se preparando para julgar se um líder espiritual hindu local está morto ou em estado de meditação profunda.
Shri Ashutosh Maharaj, que fundou a igreja Divya Jyoti Jagrati Sansthan, morreu supostamente em janeiro, de acordo com sua família.
Porém, seus seguidores não aceitam a morte do líder e acreditam que ele esteja vivo, apenas meditando.
De acordo com o jornal The Telegraph, os seguidores de Maharaj se recusam a entregar o corpo do líder para o ritual de cremação, bastante comum na região.
Para eles, o guru de 70 anos está em "Samadhi", que é o estado de profunda meditação. O corpo de Maharaj está congelado em um Ashram, uma espécie de local dedicado à meditação, para não se deteriorar.
Estranha fé: ratos são adorados como deuses em templo na Índia
Segundo o tabloide britânico The Independent, os médicos declararam o óbito do líder hindu depois de um suposto ataque cardíaco, em janeiro de 2014. A polícia local também confirmou a morte de Maharaj, porém, o Supremo Tribunal de Punjab afirmou que a discussão é espiritual e que julgará se ele está morto depois de ouvir considerações de todos.
A família de Maharaj entrou com um pedido judicial exigindo uma investigação sobre a causa da morte e pedindo que o corpo dele fosse devolvido para que a família pudesse fazer o funeral. Para Dilip Jha, filho do guru, os fiéis mantêm o corpo para ficar com o controle das finanças de Maharaj.
A seita começou em 1983, com a visão de ajudar pessoas na descoberta de seu "papel individual na formação do mundo" e já alcançou seguidores do mundo todo.