Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Trump admite que Rússia pode ter interferido nas eleições norte-americanas

"Ninguém sabe ao certo. Acho que muitas pessoas interferiram", afirmou presidente americano

Internacional|Agência Brasil

Trump está na Polônia para uma agenda bilateral com o presidente polônes. Presidente também se reuniu com líderes da Croácia
Trump está na Polônia para uma agenda bilateral com o presidente polônes. Presidente também se reuniu com líderes da Croácia Trump está na Polônia para uma agenda bilateral com o presidente polônes. Presidente também se reuniu com líderes da Croácia

O presidente Donald Trump disse hoje (6), durante uma entrevista coletiva, que a Rússia pode ter interferido nas eleições norte-americanas que o elegeram. Direto de Varsóvia, na Polônia, Trump foi evasivo ao afirmar que é possível ter havido uma interferência da Rússia, mas também de outros países.

— Ninguém sabe ao certo [...]. Eu penso que a Rússia pode ter interferido, e acho que muitas pessoas intereferiram.

Trump está na Polônia para uma agenda bilateral com o presidente polônes, Andrzej Duda e teve um encontro com líderes do país e também da Croácia. Hoje ele vai para Hamburgo, na Alemanha onde deve se encontrar com a primeira ministra alemã, Angela Merkel e participar também da reunião da Cúpula do G20.

Onda de violência deixa 14 mortos e mais de 100 baleados durante feriado em Chicago, nos EUA

Publicidade

Está previsto ainda um encontro entre ele e o presidente russo, Vladmir Putin. Após as declarações do presidente dos EUA na coletiva, o Kremlin afirmou à imprensa internacional em Moscou que "não concorda com as afirmações de Trump". O presidente americano também apontou que estaria trabalhando com aliados para "combater as ações da Rússia e seu comportamento desestabilizador."

O FBI investiga a interferência de hackers da Rússia nas eleições presidenciais de 2016. O próprio Donald Trump é acusado pelo ex-diretor da instituição, James Comey, de obstrução de Justiça. Segundo Comey, ele teria sido demitido por Trump, ao recusar abandonar as investigações sobre a interferência russa.

Publicidade

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse à agência Reuters que o país reprova as declarações de Trump.

— Nós não concordamos com essa abordagem.

Publicidade

Peskov também explicou que o governo russo espera o primeiro encontro entre os dois presidentes justamente para resolver o que chamou de "falta de entendimento entre a Rússia e os Estados Unidos sobre expectativas para as suas futuras relações".

Na coletiva, Trump também voltou a criticar a rede CNN ao dizer que a empresa americana se dedica a veicular notícias falsas. Ele afirmou ainda que CNN "levou muito a sério" a postagem satírica na página oficial do presidente americano no Twitter. A publicação, feita na segunda-feira (3), inclui um vídeo-montagem no qual o magnata aparece derrubando e espancando uma pessoa com a logomarca da CNN no rosto. 

— Eles [CNN] têm veiculado notícias falsas por um longo tempo e coberto meu mandato de forma desonesta.

Com relação à Coreia do Norte, Trump afirmou que está pensando em reagir de forma muito "séria" para responder às ameaças nucleares de Pyongyang.

Novos documentos revelam que Erdogan orquestrou tentativa de golpe na Turquia

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.