Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Trump chama de 'falso tribunal' comissão que investiga ataque ao Capitólio

Ex-presidente dos EUA usou rede social que é dono para criticar congressistas que pedem sua responsabilização pelo incidente

Internacional|

Donald Trump questiona continuamente legitimidade de comitê que investiga invasão ao Capitólio
Donald Trump questiona continuamente legitimidade de comitê que investiga invasão ao Capitólio Donald Trump questiona continuamente legitimidade de comitê que investiga invasão ao Capitólio

Donald Trump criticou a comissão parlamentar que investiga o ataque de seus apoiadores ao Capitólio em 6 de janeiro de 2021, chamando-a de "falso tribunal". O magnata voltou a afirmar, sem provas, que as eleições presidenciais de 2020 foram fraudadas.

Em uma audiência na noite de quinta-feira (21), a comissão acusou o ex-presidente republicano de "faltar com sua obrigação" durante o ataque e entendeu que o ex-presidente deve ser responsabilizado legalmente por isso.

Trump parece ter acompanhado a sessão de perto porque reagiu em seguida com uma série de postagens na rede Truth Social, criada por ele após ser banido do Twitter. O republicano, que tem planos de disputar as eleições de 2024, denunciou as "mentiras" de uma comissão "corrupta e muito partidária".

Trump também questionou por que o grupo de congressistas não pediu ao Serviço Secreto que confirmasse as declarações de um ex-funcionário da Casa Branca, segundo as quais Trump tentou tomar a direção do motorista de uma limousine para unir-se aos manifestantes em 6 de janeiro. "Porque conhecem a resposta e não gostam", protestou.

Publicidade

As eleições presidenciais de 2020 foram "manipuladas" e "roubaram a mim e a nosso país", reiterou, apesar de os tribunais terem rejeitado várias tentativas de comprovar a suposta fraude. "Os Estados Unidos estão no inferno. Devo ficar feliz?", perguntou Trump.

Na noite de quinta-feira, os membros da comissão concluíram uma série de audiências de alto perfil, dedicando duas horas e meia ao 6 de janeiro de 2021, descrevendo o dia de Donald Trump "minuto a minuto".

O magnata foi criticado por ter acompanhado a violência de seus apoiadores por três horas sem qualquer reação, "violando seu dever de chefe de Estado". Os manifestantes pretendiam impedir a certificação da vitória de seu adversário democrata, Joe Biden, nas eleições presidenciais de 2020.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.