Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Trump diz que invasão do Capitólio foi o 'maior movimento' da história dos Estados Unidos

Ex-presidente americano é investigado por parlamentares por envolvimento e incitação de ataque ao Congresso do país

Internacional|

Donald Trump em 2017, quando era presidente dos Estados Unidos
Donald Trump em 2017, quando era presidente dos Estados Unidos Donald Trump em 2017, quando era presidente dos Estados Unidos (ALEX WONG/Getty Images via AFP)

O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump classificou nesta quinta-feira (9) a invasão do Capitólio como "o maior movimento da história de nosso país", horas antes de uma audiência no Congresso destinada a provar sua culpabilidade pelo ataque, que resultou na morte de cinco pessoas.

"O 6 de janeiro [de 2021] não foi simplesmente um protesto, representou o maior movimento da história de nosso país para fazer com que os Estados Unidos voltassem a ser grandes", afirmou Trump em sua própria rede social, Truth Social.

A insurreição em 6 de janeiro, de que participaram centenas de apoiadores de Trump, no fim de seu mandato, foi descrita pelos investigadores como a culminação de uma conspiração criminosa orquestrada durante meses e encabeçada pelo líder republicano para tomar o poder, após sua derrota para o democrata Joe Biden nas eleições presidenciais de 2020.

"Foram eleições manipuladas e roubadas", justificou Trump.

Publicidade

Uma das missões centrais do painel legislativo que investiga Trump e seu círculo íntimo era determinar como as tentativas do ex-presidente de reverter sua derrota em 2020 por meio de uma campanha de alegações falsas e denúncias de fraude eleitoral desacreditadas influenciaram a violência vista em 6 de janeiro.

O comitê bipartidário da Câmara passou um ano investigando as tentativas de Trump de pressionar autoridades estaduais e federais sobre esse caso, seu silêncio registrado enquanto seus apoiadores invadiram a sede do Congresso e vários outros supostos planos ilegais para anular a vontade de milhões de eleitores.

Publicidade

Em declarações feitas em três postagens, Trump descreveu os sete democratas e dois republicanos do comitê como "bandidos políticos" e repetiu que as acusações sobre sua suposta má conduta eram "farsas".

O ex-presidente também reiterou sua afirmação comprovadamente falsa, repetida por diversos republicanos, de que teria pedido o envio de 20 mil soldados da Guarda Nacional para proteger o Capitólio e que a ordem foi rejeitada pela presidente da Câmara dos Representantes, a democrata Nancy Pelosi, que não tem autoridade para tanto. Além disso, não há registros de tal solicitação.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.