Turquia prende dois jornalistas sob acusações de terrorismo, diz CNN turca
Imagens divulgadas pelos acusados pretendiam mostrar governo enviando armas para a Síria
Internacional|Do R7
Dois proeminentes jornalistas turcos foram presos nesta quinta-feira (26) sob acusação de ajudar terroristas, informou a CNN turca, depois que eles publicaram imagens que pretendiam mostrar a agência de inteligência estatal ajudando a enviar armas para a Síria.
Um tribunal turco determinou a prisão do editor-chefe da Cumhuriyet, Can Dundar, e do correspondente do jornal Ankara, Erdem Gul, segundo o canal de televisão.
Reportagens da mídia turca apontaram que os dois enfrentam uma série de acusações, incluindo adesão a uma organização terrorista armada e publicação de material em violação à segurança do Estado, após a divulgação do vídeo em maio.
A Reuters não pôde verificar imediatamente os relatos.
Rússia amplia controle sobre importações de alimentos da Turquia
Governo russo anuncia ações duras em relação à Turquia
O vídeo, cuja intenção era mostrar a polícia turca abrindo grades de armas e munições com destino à Síria na parte de trás de caminhões da agência de segurança estatal, levou o presidente turco, Tayyip Erdogan, a jurar vingança, dizendo que não iria perdoar tais reportagens.
Diplomatas europeus são cautelosos em suas críticas à liberdade de imprensa na Turquia e às regras cada vez mais autoritárias de Erdogan, reconhecendo que o Ocidente precisa da ajuda de Ancara na crise imigratória e como um aliado na coalizão liderada pelos Estados Unidos contra o Estado Islâmico.
Conheça o R7 Play e assista a todos os programas da Record na íntegra!