TVs na Rússia exibem críticas à guerra na Ucrânia após ataque hacker: 'Você tem sangue nas mãos'
Slogans apareceram pouco antes do desfile do 'Dia da Vitória' em Moscou, onde Putin comparou a invasão russa à batalha soviética na Segunda Guerra Mundial
Internacional|Do R7

Os menus das TVs por satélite na Rússia foram alterados nesta segunda-feira (9) para passar mensagens sobre a guerra na Ucrânia aos telespectadores em Moscou. "Você tem sangue nas mãos", mostraram capturas de tela obtidas pela Reuters.
Após o ataque hacker, as TVs exibiam slogans antiguerra durante o feriado celebrado no país nesta segunda-feira, data que marca o 77º aniversário da vitória da União Soviética sobre a Alemanha nazista.
"Você tem o sangue de milhares de ucranianos e centenas de crianças assassinadas em suas mãos", dizia um slogan. As mensagens também afirmavam que "as TVs e as autoridades estão mentindo".
Os slogans apareceram pouco antes do desfile do "Dia da Vitória" na Praça Vermelha, onde o presidente Vladimir Putin comparou a guerra na Ucrânia à batalha soviética para derrotar Adolf Hitler na Segunda Guerra Mundial.
Leia também
Ainda não se sabe como os slogans surgiram. A agência de notícias Interfax informou que as mensagens também apareceram na televisão a cabo depois que foram hackeadas.
A invasão russa da Ucrânia começou em 24 de fevereiro e deixou milhares de mortos, provocou o deslocamento de mais de 5,5 milhões de pessoas e aumentou o medo do confronto mais sério entre a Rússia e os Estados Unidos desde a crise dos mísseis cubanos em 1962.
Com exibição de força militar, governo russo faz desfile do 'Dia da Vitória' em Moscou
A Rússia realizou o desfile do Dia da Vitória na praça Vermelha, em Moscou, na última segunda-feira (9), o 77º aniversário da vitória da União Soviética contra a Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial. Em seu discurso, no evento, o presidente Vladi...
A Rússia realizou o desfile do Dia da Vitória na praça Vermelha, em Moscou, na última segunda-feira (9), o 77º aniversário da vitória da União Soviética contra a Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial. Em seu discurso, no evento, o presidente Vladimir Putin disse que a ação militar da Rússia na Ucrânia foi necessária porque o Ocidente estava "se preparando para a invasão de nossa terra, incluindo a Crimeia"






















