Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Ucrânia diz que maioria das forças russas deixou Chernobyl

Funcionários da usina comunicaram a empresa nuclear estatal ucraniana que soldados da Rússia partiram em direção a Belarus

Internacional|

Usina nuclear de Chernboyl ficou mundialmente conhecida após desastre em 1986
Usina nuclear de Chernboyl ficou mundialmente conhecida após desastre em 1986 Usina nuclear de Chernboyl ficou mundialmente conhecida após desastre em 1986

A companhia nuclear estatal ucraniana anunciou nesta quinta-feira (31) que a maior parte das forças russas que ocupavam a estação de energia nuclear de Chernobyl após a invasão do país deixou a usina desativada, e sugeriu que preocupações com a radiação as afastou do local.

Embora as tropas russas tenham tomado o controle de Chernobyl pouco depois da invasão russa da Ucrânia, no dia 24 de fevereiro, os funcionários ucranianos da usina continuaram a supervisionar o armazenamento seguro de combustíveis nucleares e as ruínas concretadas do reator que explodiu em 1986, causando o pior acidente nuclear da história.

A estatal ucraniana Energoatom afirmou que os funcionários haviam dito mais cedo, na quinta-feira, que as forças russas estavam planejando deixar o território.

"A informação confirmada é que os ocupantes, que tomaram a usina nuclear de Chernobyl e outras instalações na zona de exclusão, deixaram o local em duas colunas, em direção à fronteira ucraniana com a República de Belarus", disse a empresa em nota.

Publicidade

A empresa afirmou que um número pequeno de tropas russas continuava em Chernobyl, mas não especificou quantas eram. As forças russas também recuaram da cidade de Slavutych, na mesma região, onde vivem os trabalhadores de Chernobyl.

Em uma publicação separada online, a Energoatom disse que a parte russa havia formalmente acordado em devolver à Ucrânia a responsabilidade por proteger Chernobyl. A empresa compartilhou um documento digitalizado em que explica um acordo assinado por indivíduos identificados como um membro sênior da equipe em Chernobyl, o oficial militar russo encarregado de Chernobyl e outros.

Publicidade

A Reuters não conseguiu verificar rapidamente a autenticidade do documento. Não houve comentário imediato das autoridades russas, que negaram que suas forças teriam posto as instalações nucleares em risco.

" gallery_id="621fce65c012ad204a00044d" url_iframe_gallery="noticias.r7.com/internacional/ucrania-diz-que-maioria-das-forcas-russas-deixou-chernobyl-06072022"]

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.