Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

União Europeia não reconhecerá governo do Talibã no Afeganistão

Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, também disse que bloco não mantém conversas políticas com grupo

Internacional|Do R7, com Reuters

Ursula von der Leyen visitou abrigo na Espanha ao lado do primeiro-ministro Pedro Sánchez
Ursula von der Leyen visitou abrigo na Espanha ao lado do primeiro-ministro Pedro Sánchez Ursula von der Leyen visitou abrigo na Espanha ao lado do primeiro-ministro Pedro Sánchez

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, afirmou neste sábado (21) que a União Europeia não reconhece o Talibã como governo do Afeganistão e que o bloco também não está em nenhuma negociação política com grupo, que assumiu o poder do país há uma semana.

A chefe-executiva da União Europeia visitou hoje um centro para recepção de refugiados em Madri, na Espanha, ao lado do primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, e do presidente do Conselho Europeu, Charles Michel.

Ela falou que o bloco está atento ao respeito aos direitos humanos no Afeganistão, especialmente das mulheres e minorias.

"Podemos muito bem ouvir as palavras do Talibã, mas vamos medi-los acima de tudo por seus atos e ações."

Publicidade

Ursula acrescentou que irá propor um aumento de 57 milhões de euros (R$ 358 milhões) em ajuda humanitária que a Comissão havia alocado este ano para o país asiático.

Todavia, ela ressaltou que qualquer ajuda está condicionada ao respeito aos direitos humanos.

"Não se pode destinar nenhum euro de ajuda humanitária a um regime que negue a suas mulheres seus direitos e liberdades."

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.