Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Uruguai aprova lei que libera produção e venda de maconha

País se torna o primeiro do mundo a controlar toda a produção e comercialização da erva

Internacional|Do R7

Imprensa acompanha votação no Senado uruguaio
Imprensa acompanha votação no Senado uruguaio

Por 16 votos a 13, o Senado do Uruguai aprovou de forma definitiva, nesta terça-feira (10), o projeto de lei que legaliza a produção e a venda de maconha no país.

Com o resultado, a erva poderá ser vendida, em farmácias credenciadas, para uruguaios e estrangeiros que moram no país. O comprador tem de ser maior de 18 anos e não poderá adquirir mais do que 40 gramas da droga por mês.

Veja os detalhes da lei uruguaia

Conheça países que criminalizam e outros que liberam o uso da maconha


A proposta, considerada única no mundo por definir regras tanto para o plantio como para o consumo, foi impulsionada pelo governo, que tinha maioria entre os senadores. Já aprovada pela Câmara do Deputados, a lei deve ser sancionada, nos próximos dias, pelo presidente José Mujica e regulamentada dentro de quatro meses.

Em um sessão tensa, o debate entre os senadores se arrastou durante quase todo o dia. O bloco governamental Frente Ampla era a favor da proposta, enquanto os opositores Partido Nacional, Colorado e Independente tinham restrições à iniciativa.

Às 22h15 (horário de Brasília), a votação - nominal - começou. Parte dos integrantes da Casa, porém, ainda pediu para fundamentar seu voto antes de pronunciá-lo. Às 22h45, o presidente do Senado, Danilo Astori, deu a sessão por encerrada.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.