Venezuela cede presidência pro tempore do Mercosul para Argentina
País foi acusado de não cumprir acordos e tratados do protocolo de adesão ao bloco
Internacional|Do R7
A Venezuela anunciou na sexta-feira (30) a cessão formal da presidência pro tempore do Mercosul para a Argentina após concluir seu período na liderança no grupo regional, depois da polêmica com a suspensão de Caracas por não ter cumprido compromissos assumidos em 2012.
A chanceler venezuelana, Delcy Rodríguez, publicou a carta dirigida aos países do bloco em sua conta na rede social Twitter, sem mencionar a controvérsia.
— Me dirijo a vocês para informar a finalização do exercício legítimo por parte da República Bolivariana da Venezuela na presidência pro tempore do Mercosul. Venezuela faz a entrega da presidência do Mercosul à República Argentina, como convém.
Venezuela é suspensa do Mercosul, diz fonte do Itamaraty
Maduro afirma que ninguém pode tirar Venezuela do Mercosul
Depois da suspensão da Venezuela, Rodríguez tentou ingressar em um encontro do Mercosul na Argentina em dezembro e denunciou agressões por parte de funcionários argentinos.
A Argentina disse que a Venezuela não tem voz nem voto no Mercosul, do qual fazem parte também o Brasil, o Paraguai e o Uruguai, até que cumpra com os acordos. A Bolívia está em processo de adesão ao grupo.