Internacional

2/2/2013 às 00h01 (Atualizado em 2/2/2013 às 07h18)

Vice-presidente venezuelano: ciclo pós-operatório de Chávez 'terminou'

Segundo Nicolás Maduro, presidente está em "uma nova fase de tratamentos"

O ciclo pós-operatório do presidente da Venezuela Hugo Chávez "terminou", depois de uma nova cirurgia para combater o câncer Reuters/Jorge Silva

O vice-presidente venezuelano, Nicolás Maduro, disse nesta sexta-feira que o ciclo pós-operatório de Hugo Chávez "terminou", depois de uma nova cirurgia para combater o câncer realizada no mês de dezembro em Cuba, e indicou que agora o presidente está em "uma nova fase de tratamentos".

— Felizmente, o ciclo pós-operatório terminou e o presidente entrou em uma nova fase de tratamentos para a sua doença, recuperando-se gradualmente, ganhando força. A esta hora o comandante Hugo Chávez está reunido com o companheiro Diosdado Cabello (presidente do Parlamento) e com o almirante-em-chefe Diego Molero (ministro da Defesa). Dentro de poucas horas vamos ter notícias, porque eles levaram um conjunto de temas para consulta.

O vice-presidente havia se reunido há poucos dias com o mandatário em Havana. O governo havia explicado nos últimos dias que Chávez estava saindo do pós-operatório e entrava em uma nova etapa de tratamento contra o câncer diagnosticado em meados de 2011.

Na terça, o ministro da Ciência e Tecnologia, Jorge Arreaza, genro de Chávez, havia informado que o presidente estava "cada dia melhor" e "mais incorporado as suas funções" de governo.

No último relatório oficial sobre a saúde do mandatário, apresentado no sábado passado, o governo indicou que Chávez havia superado a insuficiência respiratória causada após a cirurgia de 11 de dezembro, embora tenha dito que ainda persistia algum nível de insuficiência respiratória que estava "sendo devidamente tratada".

Desde que viajou para Cuba em 10 de dezembro, Chávez não aparece em público e, por sua enfermidade, não assistiu a sua nova tomada de posse, em 10 de janeiro, depois de ter sido reeleito para a presidência em outubro.

— O que nunca falta ao presidente é o ânimo, a vontade vital de estar entre nós, uma vontade de viver gigantesca.

Maduro acrescentou que Chávez está "orgulhoso" de contar com o apoio do povo venezuelano durante a sua recuperação. Chávez tem permissão da Assembleia Nacional, de maioria governista, para se ausentar de forma indefinida do país até que se recupere.

O Tribunal Supremo de Justiça decidiu que o presidente não prestasse juramento para governar por mais seis anos em 10 de janeiro, como estava previsto. Ele poderá tomar posse quando estiver em condições.

O órgão máximo do judiciário também estabeleceu que o atual executivo seria mantido em suas funções, em uma decisão muito criticada pela oposição.

 

  • Espalhe por aí:

Veja também

Todas as notícias
Publicidade

Vitrine de ofertas

Publicidade

Compartilhe
Verde-amarelo contagiante

Bandeiras e camisetas do Brasil se espalham pelo mundo

  • Compartilhe no Facebook
  • Compartilhe no Twitter
  • Compartilhe no Google Plus
Compartilhe
Fé proibida

Conheça os países com maiores índices de perseguição religiosa

  • Compartilhe no Facebook
  • Compartilhe no Twitter
  • Compartilhe no Google Plus
Compartilhe
Imagens do ano

Entre sorrisos e lágrimas: veja as imagens mais emocionantes de 2013

  • Compartilhe no Facebook
  • Compartilhe no Twitter
  • Compartilhe no Google Plus
Compartilhe
Perturbador

Crimes brutais chocaram o mundo em 2013. Veja os casos mais macabros

  • Compartilhe no Facebook
  • Compartilhe no Twitter
  • Compartilhe no Google Plus
  • Últimas de Internacional

  • Últimas de Notícias

X
Enviar por e-mail
(todos os campos marcados com * são obrigatórios)
Preencha os campos corretamente.
Mensagem enviada com sucesso!